Ícone do site Tribuna de Minas

Umidade do ar chega em estado de atenção em JF

PUBLICIDADE

O sábado (16) foi quente e seco em Juiz de Fora. Conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade relativa do ar chegou a 23% no período da tarde, caracterizando estado de atenção. Neste patamar, a Organização Mundial da Saúde (OMS) cita prejuízos à saúde, com aumento da possibilidade de contrair doenças infecciosas e respiratórias. A temperatura máxima chegou a 29,2 graus, a maior desde 26 de abril.

Outra característica do tempo quente e seco é o aumento da incidência de queimadas. Durante a tarde, a rodovia MG-353, na altura do posto policial no Bairro Grama, Zona Nordeste, ficou fechada por cerca de 30 minutos após um bambuzal pegar fogo e cair sobre a pista. Por volta das 17h, a estrada ainda operava no esquema pare/siga.
Mais cedo, no início da manhã, um homem de 52 anos foi preso após ser surpreendido ateando fogo às margens da mesma rodovia, nas proximidades com o trevo de acesso ao Hospital João Penido. De acordo com o sargento Vitório Luis, o flagrante foi confirmado na delegacia. O suspeito vai responder pelo crime ambiental de ter ateado fogo em Área de Preservação Permanente (APP) e por ter colocado a vida de terceiros em risco.

PUBLICIDADE

Tempo muda
Apesar do tempo quente e seco, o domingo deverá ser diferente. Aproxima-se da região uma frente fria, que traz instabilidade para toda a Zona da Mata, deixando o céu parcialmente nublado. No fim do dia, deve começar a esfriar, por causa da chegada de uma massa de ar polar. Ela chega à região Sudeste na retaguarda da frente fria, que é passageira. Por isso, o início da próxima semana deve ser de temperaturas mais baixas, com oscilação entre 10 e 18 graus.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile