Um macaco foi encontrado morto no interior da Escola Estadual Duque de Caxias, no Centro de Juiz de Fora, na noite do último domingo (15). De acordo com a diretora da instituição, Silma de Moura Veloso, a Polícia Militar Ambiental e o Departamento de Zoonoses foram acionados para tomarem as medidas cabíveis. Segundo a diretora, funcionários da escola seguiram as recomendações repassadas pelos órgãos oficiais e colocaram o corpo do primata dentro de um saco lacrado.
Em nota, a Secretaria de Saúde (SES) informou que o primata foi encontrado em estado avançado de decomposição, sendo recolhido pelo Demlurb ainda na parte da manhã. “Todas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES/MG), como recolhimento do animal e envio para análise pela SES, monitoramento da área por técnicos do Setor de Zoonoses, bloqueio epidemiológico com aplicação de inseticida por meio de UBV, intensificação de controle vetorial com o trabalho dos Agentes de combate a endemias e intensificação vacinal já foram realizados na área.”
A escola mantém o funcionamento normalizado nesta manhã. A diretora informou que irá verificar as condições da morte do primata nos vídeos do circuito interno de monitoramento da instituição.
A pasta recomenda que, caso o cidadão se depare com situações como esta, ligue para o setor de zoonoses e solicite a coleta do animal. O atendimento acontece de Segunda a Sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no telefone 3690-7030.