Em comemoração ao Dia Mundial da Voz, celebrado nesta segunda-feira (16), está sendo realizada na cidade a campanha Viva voz, organizada pelo Núcleo Comunicar. Durante a semana, serão ministradas palestras gratuitas abordando os cuidados com a saúde vocal. A percepção de problemas com a voz logo no início pode evitar doenças, afirma a fonoaudióloga Ísis Siqueira. A profissional alerta para casos de rouquidão ou qualquer outra alteração na voz, como dor ou cansaço ao falar, sensação de corpo estranho na garganta e alguma diferença na tonalidade da voz. Tais sintomas, persistindo por mais de 15 dias, requerem atenção, e o paciente deve procurar o atendimento de um fonoaudiólogo ou otorrinolaringologista. A rouquidão pode ser algo simples, provocada por estresse, por exemplo, mas pode ser sinal de um câncer de laringe.
Pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho, como telefonistas, radialistas e professores, devem ter cuidado redobrado, sendo indicado o acompanhamento profissional, com realização de exercícios para aquecimento das cordas vocais. Outros cuidados são indicados para a população em geral como beber água regularmente, falar sem esforço, não fumar e evitar o uso excessivo do álcool.
As palestras realizadas ao longo da semana são direcionadas à profissionais que atuam com a voz, além de grupos ou empresas que queriam orientações preventivas. Os interessados podem agendar a atividade pelo telefone 3216-4966.
