Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz de Fora ultrapassa pela primeira vez a marca de 500 internações por Covid-19

leitos coronavirus by Fábio Marchett

Levantamento feito pela Tribuna aponta que três unidades hospitalares de Juiz de Fora atingiram 100% de ocupação de UTI Covid nesta terça-feira(Foto: Fábio_Marchett)

PUBLICIDADE

O boletim epidemiológico da Prefeitura de Juiz de Fora indicou um novo recorde de hospitalizações por Covid-19 na cidade. Nesta terça-feira (16), ao todo, 515 pacientes estavam em atendimento com a doença. Deste total, 177 ocupam leitos de UTI Covid, enquanto 338 permanecem em vagas de enfermaria. Os dados foram atualizados às 18h03.

Pelo balanço mais recente, foram registrados mais 222 diagnósticos de coronavírus no município, somando 22.069 casos desde o anúncio da pandemia. Também foram notificados 517 casos suspeitos da doença em 24 horas. Pelo somatório geral, são 65.388 pessoas suspeitas de terem contraído Covid.

PUBLICIDADE

Cinco novas mortes foram confirmadas, três delas nesta terça. A primeira foi a de uma idosa de 98 anos, que tinha como comorbidades demência e hipertensão arterial sistêmica. O segundo, um idoso de 67 anos, tinha doença cardíaca crônica e diabetes mellitus. O terceiro óbito é de outro idoso, 83, ex-tabagista. Os outros dois óbitos ocorreram na segunda (15) e são duas mulheres: uma de 57 anos, que tinha hipertensão arterial sistêmica e doença pulmonar obstrutiva crônica; e outra, 60, que tinha diabetes mellitus.

PUBLICIDADE

Hospitalização acima de 90%

Por volta das 18h, os leitos de UTI do SUS destinados ao tratamento de Covid-19 tinha taxam de ocupação de 94,21%. Já em enfermarias, também da rede pública direcionadas aos pacientes com a mesma doença, a taxa era de 90,05%. Nas UTIs privadas, o percentual de ocupação geral, tanto de leitos para Covid, quanto para outras doenças, a taxa chegou a 93,16%. O boletim não apresenta dados separados, entre pacientes com diagnóstico de coronavírus ou não, para os hospitalizados na rede particular.

Em termos gerais, os índices de ocupação em redes hospitalares na cidade era de 88,72%, entre enfermaria e UTI, particular ou pública. Já nas ocupação UTIs gerais do SUS, somando todas as doenças, o percentual totaliza 86,36%.

PUBLICIDADE

O número de recuperados ainda não havia sido atualizado e nem informado pela PJF. Pelos dados mais recentes, são 21.012 pessoas que venceram os 14 dias de isolamento social.

Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura, no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.

PUBLICIDADE

Mais 10 novos leitos

Um dos possíveis fatores que, mesmo diante do aumento de 27 internados nesta terça – a cidade registrava 488 hospitalizações na segunda – que não colapsaram os percentuais é o aumento de mais dez leitos de UTI Covid-19. Os novos equipamentos foram montados no Hospital Monte Sinai, que passa a oferecer um total de 20 unidade aos pacientes do Sistema Único de Saúde.

Além destes, de acordo com a PJF, a cidade conta com 28 leitos SUS no Hospital Ana Nery; dez no HPS; dez na Santa Casa; 13 no Hospital Universitário; 20 no Hospital Regional Dr. João Penido e outros 20 na Maternidade Therezinha de Jesus.

Sair da versão mobile