Com intuito de auxiliar na formação empreendedora dos jovens, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) recebe, até o próximo dia 28, as inscrições para o programa “Meu primeiro negócio”. A chamada vai selecionar até 650 escolas públicas de Minas Gerais que tenham interesse em executar, como atividade extracurricular, no contraturno escolar, as ações de formação empreendedora para estudantes do ensino médio durante o ano.
As escolas interessadas em participar do programa devem se cadastrar por meio de formulário eletrônico. O edital e o link de inscrições podem ser encontrados no site do Minas Digital. A iniciativa tem duração de aproximadamente 12 semanas e oferece a oportunidade para que alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, pró-atividade, noções de gerenciamento de empresas, além de promover a integração entre escola e sociedade. A metodologia utilizada é baseada no método “aprender fazendo”, na qual jovens experimentam práticas em negócios, economia e operacionalização de empresas.
Cada escola selecionada terá um projeto no “Meu primeiro negócio”. O grupo de até 40 alunos trabalha de forma cooperativa, desenvolvendo um negócio. De acordo com a assessoria da Sedectes, na primeira edição do programa foram contempladas 120 escolas da rede estadual, sendo 57 Escolas Polo de Educação Múltipla (Polem), que participaram das atividades no segundo semestre de 2017.
Vagas para voluntários
O programa também recebe inscrições de alunos que desejem participar dos módulos como voluntários. Eles serão responsáveis por orientar os estudantes a criar e operacionalizar a miniempresa, e deverão agir como mediadores para garantir o bom relacionamento da equipe. Os interessados devem se cadastrar por meio de formulário eletrônico no site do Minas Digital até o próximo dia 28. É necessário ter mais de 18 anos completos até a data de divulgação dos voluntários participantes; ter experiências profissionais e/ou acadêmicas preferencialmente correlacionadas às seguintes áreas de atuação: finanças, negócios, marketing, recursos humanos e produção; identificar-se com iniciativas empreendedoras; e ter habilidade para trabalhar com adolescentes e jovens em diferentes ambientes sociais.
O grupo será composto por cinco pessoas, em média, sendo divididos nas áreas de produção, marketing, finanças, RH e diretoria geral. Cada grupo de voluntários é responsável por atuar em uma escola, presencialmente. O encontro é semanal com duração de 3h30min no contra turno escolar, de acordo com a disponibilidade do voluntário. Os selecionados receberão um treinamento sobre o programa e serão acompanhados durante as 12 semanas por um agente local ou por um professor responsável.