Ícone do site Tribuna de Minas

UFJF abre mais de 900 vagas em cursos de graduação a distância

UFJF foto felipe couri

(Foto: Felipe Couri)

PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lançou, nesta terça-feira (15), um edital com 907 vagas gratuitas para cursos de graduação a distância. O processo seletivo é para ingresso em licenciaturas de Computação, Matemática, Química, Física, Educação Física e Pedagogia. Os cursos são desenvolvidos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), tendo polos de apoio presencial em diversos municípios de Minas Gerais. Os interessados podem se inscrever das 15h do dia 2 de fevereiro até às 18h do dia 29 do mesmo mês, somente on-line e no site da Comissão Permanente de Seleção (Copese).

Há pontos de apoio em Andrelândia, Barão de Cocais, Barroso, Bicas, Boa Esperança, Cambuí, Carandaí, Carangola, Cataguases, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Durandé, Governador Valadares, Ilicínea, Ipanema, Itamonte, Lagoa Santa, Lavras, Sete Lagoas e Varginha. Os cursos e as vagas variam conforme o polo, e os interessados podem escolher entre a modalidade de ingresso direcionada para o público em geral ou para os professores da rede pública, em exercício, sem formação inicial em nível superior, ou que não possuem formação na área em que atuam.

PUBLICIDADE

No primeiro caso, que engloba 70% das vagas, é considerado o aproveitamento da média das notas de Português e Matemática do candidato, com apresentação do histórico escolar do ensino médio. Já no caso dos candidatos professores, em que há 30% das vagas, é preciso comprovar vínculo com as suas respectivas redes de ensino e apresentar, como requisito obrigatório, seu cadastramento na Plataforma Freire. Se houver um número de inscritos maior que de vagas na modalidade para professores, o primeiro critério de escolha será de acordo com o maior tempo de serviço e o segundo a maior idade dos candidatos.

PUBLICIDADE

Para participar do processo seletivo, a recomendação é de que os candidatos leiam cuidadosamente as instruções, preencham o formulário com seus dados completos e façam o envio eletronicamente. Em seguida, é necessário imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) correspondente à taxa de inscrição, no valor de R$150, e fazer o pagamento da GRU até 29 de fevereiro, exclusivamente no Banco do Brasil. O comprovante definitivo de inscrição fica disponível para o candidato a partir das 16h do dia 6 de março de 2024, na Área do Candidato.

LEIA TAMBÉM: Resultado do Enem é divulgado; saiba como consultar as notas

PUBLICIDADE

Isenção

Os candidatos que querem solicitar isenção da taxa de inscrição no processo podem fazer essa solicitação no ato do cadastramento on-line, das 15h do dia 2 até às 16h do dia 14 de fevereiro. A partir das 15h do dia 20 de fevereiro, é possível consultar o resultado da solicitação no site da Copese. Os indivíduos que tiverem a isenção indeferida devem, no mesmo site do cadastramento, gerar a GRU para fazer o pagamento da taxa nas condições e nos prazos estabelecidos. O candidato que tiver sua solicitação de isenção deferida, por sua vez, deve verificar a emissão do comprovante definitivo para a garantia de que a inscrição foi realmente efetivada.

PUBLICIDADE

Resultado

A previsão é de que o resultado final deste processo seletivo seja divulgado no dia 25 de março, a partir das 15h, também no site da Copese. Após a distribuição das vagas, é preciso fazer a entrega de documentos e matrícula dos aprovados de acordo com o que foi divulgado no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara) e no edital. Para os estudantes aprovados, as aulas vão começar no dia 15 de abril de 2024.

Sair da versão mobile