O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (19), um alerta para o acumulado de chuva que pode cair em Juiz de Fora e na Zona da Mata mineira. Segundo o aviso, pode chover entre 30 e 50 milímetros entre esta quarta e quinta-feira (16) na região. Há também o risco de rajadas de ventos e descargas elétricas em áreas isoladas.
A condição meteorológica deve-se à formação de áreas de instabilidade, impulsionadas pelo calor e pela alta umidade, que ganham força sobre parte do Sudeste brasileiro nos últimos dias e contribui para o desenvolvimento de nuvens carregadas. Até o início da noite, pluviômetros do 5º Distrito de Meteorologia, instalados no Campus da UFJF, apontavam 17,2 milímetros de acumulado na universidade.
Mesmo com a chance de chuva, os termômetros seguem em alta. A estimativa para esta quinta é de temperaturas oscilando entre 21 e 32 graus em Juiz de Fora. Nesta quarta, a mínima do dia foi de 21,5 com máxima de 31,9 graus.
Região
A chuva registrada no início da tarde desta quarta-feira causou a queda de uma árvore de grande porte, localizada na Rua Trinta de Outubro, em Lima Duarte, cidade distante 60 km de Juiz de Fora. Parte dos galhos atingiu um fusca que estava estacionado na via. De acordo com a Prefeitura da cidade, no fim da tarde, a árvore foi totalmente retirada por funcionários da Defesa Civil do município. Embora o carro tenha ficado parcialmente destruído, ninguém ficou ferido.