A Secretaria de Saúde vai intensificar a campanha de vacinação contra a febre amarela em Juiz de Fora, após a confirmação de que três macacos encontrados em diferentes regiões da cidade, em menos de um mês, estavam infectados com a doença silvestre. Por isso, no próximo sábado (20), as 63 unidades básicas de Saúde (UBSs) e mais três postos de vacinação estarão abertos das 8h às 17h, para vacinar a população contra a febre amarela. Outra mudança é a ampliação do horário de funcionamento das UBSs a partir desta sexta (19), que permanecerão abertas das 11h às 13h, exclusivamente para aqueles que ainda não receberam nenhuma dose. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal de 89% para 95%.
Neste sábado, além das 63 UBSs, também será possível receber a dose no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, localizado na Rua São Sebastião 776, ou no Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira 943, ambos no Centro. O 66º posto de vacinação estará fixado no Espaço Cidadão, na Avenida Barão do Rio Branco 2.234, ao lado do Parque Halfeld. A orientação é para que os usuários cheguem aos locais até as 15h. Já durante a semana, quem ainda não está imunizado pode comparecer aos postos de saúde das 8h às 17h e requerer a vacina. O horário é válido para todas as unidades de saúde, exceto às quintas-feiras, quando todas as UBS encerram suas atividades às 15h para realização de reuniões internas.
Segundo a Secretaria de Saúde, o funcionamento especial visa a aumentar a cobertura vacinal na cidade, beneficiando os juiz-foranos que trabalham em horário comercial e têm dificuldade de ir até as unidades durante a semana. Podem se vacinar crianças com idade superior a 9 meses e adultos com até 59 anos. Grávidas e idosos precisam apresentar autorização médica. Os pacientes devem levar o cartão de vacinação. Caso o paciente não tenha o documento, outro cartão será providenciado na própria unidade mediante apresentação da carteira de identidade.
12 mortos em Minas
Nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Belo Horizonte confirmou que um homem de 53 anos morreu na última quinta-feira (11) em decorrência de febre amarela. Segundo o site da prefeitura, a confirmação foi feita por meio de um diagnóstico laboratorial. O homem teria baixa imunidade, não havia sido vacinado e teria contraído a doença em um sítio na região metropolitana de Belo Horizonte. Até o fechamento desta edição, a Secretaria de Estado de Saúde ainda não tinha confirmado o óbito, que seria o 12º por febre amarela em Minas Gerais.
Já o morador de Viçosa com suspeita de febre amarela, internado desde a última sexta-feira (12) em um hospital da cidade, foi transferido para Belo Horizonte. Um morador de Porto Firme, na cidade vizinha, já tinha sido transferido para a capital com sintomas da doença. Outro morador da mesma cidade permanecia internado até o fechamento desta edição. Segundo a Prefeitura de Viçosa, eles teriam contraído a doença na Zona Rural de Porto Firme.
Região
Além de Juiz de Fora, cidades da região também vêm contabilizando a morte de macacos. Em Lima Duarte, outros dois primatas foram encontrados na Zona Rural. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura da cidade vizinha, os animais estavam na comunidade de Andorinhas, próxima ao distrito de Conceição de Ibitipoca. Os animais foram encontrados no sábado (13) por pessoas que residem na localidade.
Em Ubá, um macaco foi encontrado no domingo (14), no Bairro Jardim Alves do Vale. Nesta segunda, um bicho foi encontrado morto em Santos Dumont. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o primata foi localizado no Bairro São Sebastião.