Cinco armas de fogo em situação irregular foram tiradas de circulação pela Polícia Militar após três ocorrências diferentes, todas na Zona Norte de Juiz de Fora, nesta segunda-feira (15). As apreensões aconteceram em um período de pouco mais de uma hora, entre o final da tarde e início da noite, após denúncias de moradores dos bairros Santa Cruz, Jardim Natal e do núcleo urbano de Valadares, no Distrito de Rosário de Minas. Três homens de 35, 36 e 37 anos foram presos por posse ilegal de arma de fogo, acessórios e munições de uso restrito.
Em uma das casas, na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, no Bairro Santa Cruz, a PM encontrou três espingardas que estavam expostas na estante da sala. O morador de 35 anos disse que era colecionador e que teria ganhado duas das armas e comprado a outra na feira da Avenida Brasil. A PM informou que o armamento era do tipo artesanal e antigo. Mesmo assim, como não possuía autorização para a posse das armas, o homem foi conduzido para a delegacia, e os objetos, apreendidos.
Mais uma arma, desta vez um revólver calibre 38, foi encontrado em uma casa no Jardim Natal. Após denúncia anônima, os policiais foram até a residência na Rua Guidoval, onde a arma foi encontrada escondida na gaveta de um guarda-roupas. Ao ser questionado sobre o revólver, o morador de 37 anos disse que o encontrou no carro que teria sido emprestado por um homem preso em Ubá. O morador recebeu voz de prisão e foi encaminhado à delegacia.
Já no núcleo urbano de Valadares, os policiais encontraram um revólver calibre 22, munições e cartuchos do mesmo calibre, em uma casa na Rua Estação. Durante patrulhamento pelo local, os militares receberam informações de moradores, dando conta que o suspeito de 36 anos estava exibindo uma arma de fogo pelas ruas do bairro no dia anterior. Chegando à rua, a PM abordou o morador, que confessou a posse da arma e indicou o local onde ela estaria guardada. O revólver e as munições foram encontrados dentro de uma sacola plástica em que estavam também peças de roupa. O material foi apreendido, e o homem foi encaminhado para a delegacia.