A unidade de Pronto Atendimento Nordeste foi inaugurada na noite desta sexta-feira (15) em Juiz de Fora. O serviço será prestado pelo Hospital Ana Nery, que venceu o chamamento público para execução do convênio com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O atendimento à população começa nesta sexta mesmo, às 20h.
A unidade de urgência e emergência terá atendimento adulto e pediátrico 24 horas por dia. O serviço oferecerá oito leitos de urgência e emergência adulto e quatro pediátricos.
Conforme a PJF, a unidade conta com médicos clínicos, pediatras e equipe de enfermagem completa. Além disso, o serviço também disponibiliza apoio diagnóstico e terapêutico conforme a complexidade dos casos, bem como diagnóstico por radiologia e laboratório clínico durante todo o funcionamento da unidade.
O atendimento é uma demanda antiga dos moradores da região, que deixaram de ser assistidos pelos serviços públicos de urgência e emergência desde abril de 2014, quando o pronto atendimento no Hospital Regional João Penido, no Bairro Grama, foi suspenso.
A implantação dos novos serviços foi possibilitada por recursos disponibilizados pelos vereadores Vagner de Oliveira (PSB) e Bejani Junior (Podemos), e pela deputada federal Ana Pimentel (PT). Toda a operação da unidade será custeada pela Prefeitura.
De acordo com a prefeita Margarida Salomão (PT), as emendas parlamentares contribuiram para implementação do serviço e para organização do espaço, que possibilitará à população local evitar grandes deslocamentos para outras regiões para conseguir atendimento.
“O primeiro compromisso de campanha que eu assumi publicamente foi exatamente abrir o atendimento 24 horas, 7 dias por semana, para essa região. E, felizmente, conseguimos neste momento, perto do Natal, oferecer esse presente pra Juiz de Fora.”
Mais de 70 mil pessoas devem ser beneficiadas
Um dos responsáveis pelas emendas parlamentares para a unidade, o vereador Bejani Júnior apontou que o serviço deve atender entre 70 e 80 mil pessoas da região Nordeste, além de pacientes de outras cidades que possam a vir procurar a unidade.
“A região Nordeste tem mais habitantes do que 70% dos municípios de Minas, e quando a gente trata disso, era uma região que estava descoberta desse tipo de atendimento, e refletia em outras regiões negativamente. As pessoas daqui ficavam totalmente sem um pronto atendimento da parte hospitalar.”
Já o vereador Vagner Oliveira destacou o trabalho conjunto entre os parlamentares para implantar a unidade de pronto atendimento da região. “Esse pronto atendimento vai salvar vidas. São muitas vidas que não vão ter que atravessar a cidade para chegar na UPA São Pedro, que é a referência para a maioria aqui da região, ou ir lá para Santa Luzia ou a Zona Norte. A gente vai ganhar não só na questão da saúde, mas também na mobilidade urbana.”
Das emendas parlamentares disponibilizadas para o pronto atendimento, mais de R$ 2,6 milhões partiram da deputada federal Ana Pimentel, que também esteve presente na inauguração do serviço.
“Esta conquista é muito significativa para a Zona da Mata. A nova Unidade de Pronto Atendimento representa um avanço fundamental na qualidade dos serviços de saúde disponíveis para a população de Juiz de Fora e dos municípios da região. Além disso, é um marco da democratização do acesso à saúde na região defendido pela gestão da Prefeitura de Juiz de Fora e pelo nosso mandato”, afirmou por meio de sua assessoria.
Assista o vídeo:
Oferta de ônibus ampliada
Com a inauguração do novo pronto atendimento, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) ampliou o atendimento do transporte público no local. As linhas de ônibus que já atendem o hospital são: 100 (Filgueiras), 103 (Filgueiras), 105 (Filgueiras), 109 (Granjas Triunfo). A partir deste domingo (17), haverá inclusão e ajustes de horários das linhas 103 e 105 para melhor atender aos funcionários e usuários do serviço.
Os novos quadros de horários estarão disponíveis no portal da PJF a partir deste sábado (16). Conforme a PJF, a SMU continuará com estudos e aumento de horários, seguindo a necessidade de atendimento ao local.