Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz de Fora tem alerta de chuvas fortes até a manhã desta quinta

tempo chuva fernando priamo
PUBLICIDADE

Um alerta meteorológico publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (15), aponta para chances de chuvas intensas, entre 30 a 60 milímetros por hora, acompanhadas de rajadas de vento em toda região da Zona da Mata. O alerta é válido até 11h de quinta-feira (16).

Na manhã desta quarta-feira (15), a cidade também enfrentou fortes precipitações. Dados da Defesa Civil, que utiliza os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), mostraram que, em 12 horas, os bairros que mais choveram foram São Judas Tadeu, com 35,49 milímetros; seguido por Filgueiras, com 31,97 milímetros; e Monte Castelo, com 24,82 milímetros. Já na Cidade Universitária, local que ficam instalados os equipamentos do 5º Distrito de Meteorologia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em apenas uma hora, entre 13h e 14h, foram registrados 17 milímetros de chuva. No somatório do dia, foram 25,4 milímetros no Campus da UFJF.

De acordo com a Defesa Civil, durante a manhã, duas ocorrências foram abertas, sendo elas uma infiltração em muro de divisa, no Bairro Jardim Natal, e uma ameaça de deslizamento de talude, no Bairro Santa Rita de Cássia. No entanto, não houve risco a moradores ou a nenhuma residência. Segundo o Corpo de Bombeiros, nenhum atendimento em função das chuvas foi atendido pela corporação nesta quarta.

PUBLICIDADE

Já durante a tarde, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) informou que interditou preventivamente o trecho da Avenida Lúcio Bitencourt, às margens do Córrego Humaitá, no Bairro Industrial, na pista sentido Avenida Garcia Rodrigues Paes para a Rua Euchério Rodrigues. O local é onde, em agosto, parte da mureta que separava a via do curso d’água caiu. Os motoristas podem desviar passando pelas ruas Sylvio Ribeiro Aragão e Augusto Mariani. Segundo a pasta, a medida visa a prevenir riscos caso o nível do córrego fique elevado.

Instabilidade continua

Segundo o Inmet, a instabilidade que se perpetua ao longo de toda semana é consequência da atuação de uma área de baixa pressão entre as regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, condição que mantém grande transporte de umidade por todo o estado. A tendência é que as precipitações permaneçam nos próximos dias, inclusive com acumulados significativos.

Para esta quinta-feira (16), a previsão é de pancadas de chuva, por vezes fortes, e céu encoberto a nublado. A temperatura máxima deverá ficar em torno dos 24 graus e a mínima por volta de 19. Situação semelhante à observada nesta quarta, quando a medição oficial do Inmet apontou variações entre 19,6 e 24,3 graus.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile