
A MRS Logística, concessionária que administra a malha ferroviária que corta Juiz de Fora, iniciou na manhã desta quinta-feira (15) um mutirão de recolhimento de lixo acumulado às margens dos trilhos. Os trabalhos dos cerca de 20 funcionários empenhados na ação vão se concentrar na região Central da cidade, entre os bairros Poço Rico e Mariano Procópio, e devem seguir até amanhã.
A expectativa é de que sejam recolhidos cerca de 20 metros cúbicos de lixo, quantidade equivalente a quatro caçambas de detritos. Conforme a assessoria de comunicação da MRS, entre janeiro e novembro, foram recolhidos outros 18 mil metros cúbicos de lixo próximo à passagem do trem somente em Juiz de Fora, número que corresponde a um volume de sete piscinas olímpicas. Ao todo, a limpeza custará cerca de R$ 300 mil.
Ainda segundo a concessionária, em breve serão instaladas lixeiras em pontos estratégicos da linha. Um dos objetivos do mutirão é eliminar a possibilidade de proliferação do Aedes aegypti, que podem se instalar nos materiais despejados neste período de chuvas. Após o término do recolhimento, uma empresa terceirizada fará a destinação correta do lixo ao aterro sanitário.