Ícone do site Tribuna de Minas

Prefeitura inicia cadastramento escolar para 2026 na rede municipal de Juiz de Fora

Estudantes alunos sala de aula cadastro escolar Pexels
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou na terça-feira (14) o cadastramento para o ano letivo de 2026 nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino. O processo segue aberto até o dia 14 de novembro.

As inscrições para a Educação Infantil devem ser feitas pelo link disponível no site da Prefeitura. Já os interessados em vagas no Ensino Fundamental e na EJA devem se cadastrar pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM), da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

PUBLICIDADE

Os resultados das duas modalidades de cadastro serão divulgados no dia 10 de dezembro, e poderão ser consultados através do número de protocolo fornecido pelos sistemas no ato de confirmação do cadastramento.

As matrículas dos candidatos contemplados deverão ser realizadas nas escolas indicadas entre 11 e 19 de dezembro de 2025 e entre 5 e 16 de janeiro de 2026.

Educação Infantil

Devem ser inscritas no Cadastro Escolar para Educação Infantil as crianças não matriculadas na Rede Municipal em 2025 e que, em 2026, ingressarão no 1º ou 2º Período da Educação Infantil.

Também é necessário cadastrar as crianças atendidas em Creches Parceiras do Município em 2025 e que irão para escolas da rede municipal em 2026.

PUBLICIDADE

Para o 1º Período, as crianças devem ter 4 anos completos ou a completar até 31 de março de 2026. Enquanto para o 2º Período, as crianças devem ter 5 anos completos ou a completar até 31 de março de 2026, vindas de outras redes de ensino.

O cadastramento é on-line, pelo site da PJF. Quem não tiver acesso à internet pode realizar a inscrição presencialmente nas escolas municipais ou na Secretaria de Educação (Rua Halfeld, 1400).

PUBLICIDADE

Durante o cadastro, os responsáveis devem informar os dados da criança e indicar três escolas, respeitando o zoneamento da residência familiar. A relação de documentos exigidos e os critérios para preenchimento das vagas constam no Edital disponível no site da Prefeitura.

Ensino Fundamental e EJA

O cadastro escolar para o Ensino Fundamental deve ser realizado pelos responsáveis das crianças que ingressarão no 1º ano, com 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2026, ou daqueles que vêm de outras redes de ensino e desejam ingressar em escolas públicas municipais ou estaduais.

Estudantes que concluírem turmas com terminalidade na Rede Pública também precisam se cadastrar para realocação.

PUBLICIDADE

Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem se inscrever pessoas com 15 anos ou mais interessadas em retomar os estudos do Ensino Fundamental ou Médio.

O cadastro deve ser feito pelo site do Sucem. Caso o candidato não tenha acesso à internet, é possível realizar a inscrição presencialmente nas escolas públicas ou na Secretaria de Educação. Os documentos necessários e os critérios de seleção também estão disponíveis no Edital.

Sair da versão mobile