Por meio da Nota Técnica do Juiz de Fora Viva, a Prefeitura de Juiz de Fora autorizou bares, restaurantes, lanchonetes e hotéis em todas as regiões da cidade a utilizarem as vagas de estacionamento existentes em vias públicas, que estejam localizadas em frente aos estabelecimentos, para a colocação de mesas e cadeiras. O uso, no entanto, está condicionado às disposições definidas pelo documento, que destaca o caráter temporário da extensão das calçadas. Inicialmente, as atividades nesse modelo estão permitidas até o dia 31 de janeiro de 2022. Porém, a data poderá ser ampliada, caso seja necessário manter as medidas de controle em virtude da pandemia.
A intenção, segundo a Prefeitura, é promover o uso do espaço público de forma democrátic com o reforço da atenção às normas sanitárias de biossegurança. Para isso, é reforçado que o espaço limítrofe entre o estabelecimento e a instalação deve ser respeitado, para que não impeça a passagem das pessoas e de veículos.
O município ainda ressalta que as vagas de estacionamento próximas aos food trucks e beer trucks que estejam autorizados a se instalar também precisam ser avaliadas e devem ser aprovadas, desde que não coincidam com os empreendimentos previstos pela medida.
O objetivo da autorização, conforme o Executivo, é incentivar a retomada das atividades do setor econômico no âmbito do município, garantindo a manutenção das medidas de distanciamento do programa de enfrentamento à Covid-19.