Atualizada às 20h19
Os professores que participam do processo seletivo para contratação temporária da Prefeitura de Juiz de Fora não tiveram muitos motivos para comemorar neste Dia dos Professores. Os profissionais ficaram mais de duas horas esperando para conseguir entregar os documentos necessários para se candidatar as vagas ociosas. “O desrespeito com a classe foi muito grande. Todos os dias estava lotado. Eram muitos profissionais e poucos atendentes. Os servidores estavam nervosos pela confusão, tratando as pessoas sem um pingo de paciência. O sistema de chamada de senha era totalmente ineficaz. Eu esperei duas horas e quinze minutos para ser atendida. Nós sofremos desrespeito desde o processo de seleção. Muitos de nós comemoraram o Dia dos Professores lá, naquele verdadeiro ‘inferninho’ que foi a entrega dos títulos”, desabafou uma professora de português.
Todo ano o município contrata docentes temporários para suprir o quadro efetivo, que não é suficiente para atender à demanda das escolas. Para concorrer às vagas, os candidatos precisam entregar documentos que comprovem seus títulos, experiência de trabalho, cursos etc. As entregas foram realizadas na Escola de Governo, nos dias 9, 13, 14 e 15 de outubro. “É o terceiro ano que participo da seleção. Esse ano, colocaram todas as classes nos mesmos dias: professores do fundamental I, do fundamental II, de classes especiais. Foram poucos dias para a quantidade da procura. Além disso, com o problema da Lei 100 no Estado, muitos desses professores estão tentando essas vagas, o que aumentou ainda mais a demanda”, afirma a professora.
A assessoria da Secretaria de Administração e Recursos Humanos esclareceu que o procedimento realizado para a contratação dos professores da rede municipal “já foi adotado, com sucesso, em anos anteriores, que tiveram o mesmo volume de inscritos”. “Toda a estrutura foi projetada visando otimizar o atendimento aos inscritos, além de ter sido disponibilizado o prazo habitual de quatro dias para entrega dos documentos. O prazo não será prorrogado”, diz em nota. Ainda conforme a pasta, ao todo foram realizadas mais de dez mil inscrições, sendo que um mesmo profissional pode se candidatar a mais de uma área. A próxima etapa é a análise dos documentos para publicação dos resultados e os demais trâmites previstos nos editais. O processo seletivo visa a contratação de professores para atuação no ano letivo de 2016, e o número de vagas irá depender da demanda do próximo ano.