A temperatura máxima, nesta sexta-feira (15) em Juiz de Fora, chegou a 28,5 graus, o maior índice deste inverno, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além disso, a umidade relativa do ar atingiu, mais uma vez, o estado de atenção, com 30%, muito abaixo do recomendado como ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que são 60%.
A temperatura elevada, associada à umidade baixa, é resultado de uma forte massa de ar seco que predomina sobre as regiões Sudeste e central do país. É ela, inclusive, a responsável pela maior estiagem de 2017, que completou 25 dias consecutivos nesta sexta, com tendência de superar esta marca. Afinal, não há previsões de chuvas por pelo menos mais cinco dias na cidade.
O calor desta sexta-feira pode ser considerado atípico para setembro. A fim de comparação, o Inmet estima, como média história no mês, máximas em 21,4 graus. Mas este não foi o único recorde do dia, pois os juiz-foranos também enfrentaram a madrugada mais quente deste inverno, com mínima de 16,9 graus.
Fim de semana quente
No fim de semana, a condição do tempo permanece inalterada. O céu fica claro, a umidade relativa do ar cai durante a tarde e os termômetros devem registrar entre 17 e 27 graus, segundo o Inmet.