Ícone do site Tribuna de Minas

Ocupação reúne mil pessoas na Curva do Lacet

PUBLICIDADE

O lugar que já abrigou um campo de futebol e que mobiliza hoje diversos grupos que buscam uma funcionalidade para o espaço foi palco de uma ocupação cultural neste domingo (14). A Curva do Lacet, localizada na Avenida Itamar Franco, recebeu apresentações de música, dança e cinema, além de contação de histórias e oficinas. Os organizadores estimam que cerca de mil pessoas passaram pelo local ao longo do dia, entre 15h e 21h.

A ação integra a quarta edição da Semana do Audiovisual (Seda) de Juiz de Fora, festival de cinema integrado que acontece em todo o país, e que ocorre na cidade desde sábado. O evento é organizado pela Casa Fora do Eixo, em parceria com o MaisJF, Prática Ateliê, Taba Bambu, Rodamundo Produções e Vida Long ao Skate, e segue até esta sexta-feira com oficinas, mostras e debates.

PUBLICIDADE

Segundo uma das organizadoras, Nana Rebelatto, o objetivo da atividade era chamar a atenção para o espaço existente ali, e as formas possíveis de ocupação. “Dizem que a curva é de difícil acesso, mas ali é um lugar de passagem de pessoas e por isso pode ser utilizado. Também questionam a questão da segurança, principalmente o perigo por ser próximo à uma via de trânsito rápido como a Itamar Franco. Mas ficamos no local a tarde inteira, com crianças se divertindo, e nos sentimos totalmente seguros. Precisamos quebrar tabus, e intervir para levar as pessoas a quererem utilizar, criando novas identidades para a cidade”, explica.

PUBLICIDADE

Uma das questões que motivou a atividade é a cobrança do andamento de projetos desenvolvidos para o local. Em fevereiro deste ano, foi anunciado que Juiz de Fora receberia verba para que fosse construído um espaço de cultura no local. O anuncio ocorreu após o deputado federal Julio Delgado (PSB-MG) apresentar emenda parlamentar para liberação de R$ 250 mil para a obra. Já em agosto, os movimentos sociais Mais JF e Casa Fora do Eixo, com apoio do vereador Jucelio Maria (PSB), entregaram à Prefeitura um projeto arquitetônico independente que propõe transformar a curva em uma grande área de lazer da cidade.

O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas realizadas com moradores da região, e pretende oferecer uma multifuncionalidade ao local. Desde então, reuniões vêm sendo realizadas para tratar detalhes sobre o assunto, inclusive sobre o repasse da emenda, que não chegou aos cofres públicos até hoje. Novos encontros estão agendados para esta semana.

PUBLICIDADE

Sair da versão mobile