De volta para seu lugar de origem, a Feira Noturna retorna para a Praça Antonio Carlos, nesta quarta-feira (16), das 16h às 22h30, após mais de um ano afastada do local, devido às obras de revitalização do espaço. A feira apresenta nova estrutura, mas mantém a tradição do comércio noturno já conhecido na cidade. A reabertura acontece às 16h, com presença de 35 feirantes e show da banda Maracaju de Gaveta.
De acordo com a presidente da Associação dos Profissionais Produtores e Feirantes de Juiz de Fora (Approfeira), Carmem Albino, o retorno vem acompanhado também de expectativas. “Com a praça remodelada, esperamos melhorar as vendas e atingir um público maior, oferecendo mais conforto para os clientes escolherem suas mercadorias.”
Durante as obras, a associação acompanhou de perto algumas mudanças, como as do piso e nas instalações elétricas. O que, na avaliação de Carmem, contribuiu para a sensação de segurança e para a oferta de melhores condições de trabalho para os feirantes. Ao todo, 35 pessoas irão comercializar seus produtos no local, dentre uma variedade de verduras, legumes, frutas, laticínios, embutidos, plantas, quitandas, lanches e chopp.
Para a secretária Fabiola Paulino da Silva, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a feira noturna impulsiona a economia local. “É mais um espaço de venda para eles, mas também é uma oportunidade para os consumidores que não têm acesso às feiras diurnas adquirirem alimentos mais frescos, de qualidade e saudáveis. Além disso, a Feira Noturna proporciona um ambiente de socialização e convívio.”
Outra novidade é a possibilidade de o comércio noturno ser ampliado para as sexta-feiras na Praça Doutor João Penido (Praça da Estação), revela a Seapa. Segundo a pasta, os processos internos estão em trâmite, além do diálogo com os feirantes para que a expansão seja concretizada o mais breve possível.
O vereador Marlon Siqueira (PP) afirma que a proposta de duas feiras foi elaborada por ele no mês de maio. Na data, ainda segundo o vereador, ele teria protocolado requerimento solicitando à PJF estudo de viabilidade para a realização do comércio noturno durante dois dias na semana. “Pedi a ampliação da feira para mais um dia, pois defendo o potencial da feira noturna, que começou lá em 2017, como vetor de desenvolvimento, turismo e lazer, além de ser um instrumento de segurança alimentar, ao levar produtos frescos do campo a um preço mais acessível”, afirma o vereador.
A Prefeitura, por sua vez, afirmou à reportagem que “a proposta de mais um dia de feira surgiu a partir de um diálogo da Prefeita com os feirantes da área do lanche, no dia 14 de setembro de 2022, data que ela foi à Feira Noturna na Praça da Estação. A partir dai, já assumimos o compromisso de realizar a Feira Noturna na Praça da Estação às sextas-feiras devido ao grande sucesso.”