Ícone do site Tribuna de Minas

Site do Bilhete Único já está no ar

Divulgação Cinturb
Cartão será entregue ao usuário após cadastro e registro de foto. Nome do passageiro será impresso no documento
PUBLICIDADE

Entrou no ar na tarde desta segunda-feira (15) o site do serviço de bilhete único do transporte coletivo urbano, previsto para iniciar a operação na próxima segunda-feira (22). Agora o endereço é o jfbilheteunico.com.br, onde já é possível fazer pré-cadastro para usufruir do benefício, que permite subir em dois ônibus ao custo de uma passagem e metade da outra, ou seja, R$ 4,13. Para isso, é necessário respeitar limite de até 90 minutos com integração para regiões distintas, de forma linear. Por exemplo: o passageiro poderá sair de um bairro da Zona Nordeste e ir para a Cidade Alta pagando a tarifa especial, mas não poderá fazer o uso se sair da mesma região, ir ao Centro e voltar para o local de origem. Até o fim da semana, no mesmo site, estará disponível a relação das linhas que serão integradas.

Anteriormente havia sido divulgado pela Settra e os Consórcios Integrados do Transporte Urbano de Juiz de Fora (Cinturb) o endereço bilheteunicojf.com.br, mas o site foi registrado por terceiros, inviabilizando o uso. Há cerca de duas semanas, inclusive, quem acessava a página se deparava com mensagens difamatórias contra o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e o ex-prefeito Carlos Alberto Bejani (PSL). Conforme a assessoria de imprensa do Cinturb, a página está fora do ar em virtude de uma ação na Justiça em que o registro do endereço é reivindicado.

PUBLICIDADE

No site em funcionamento, o usuário vai fazer um pré-cadastro e depois receber contato do Cinturb para ir, presencialmente, buscar o cartão, na Rua Espírito Santo 296. O objetivo é evitar filas desnecessárias. Neste local, será feito também uma foto do usuário e, futuramente, um sistema de reconhecimento facial deverá ser instalado nos coletivos, de forma a evitar fraudes no sistema. Isso vai permitir, conforme os consórcios, controle do sistema, com a garantia de que o passageiro que subiu no primeiro ônibus é o mesmo que fez a integração.

PUBLICIDADE

Até o fim da tarde desta segunda, 747 pessoas já haviam feito o cadastro presencial para ingressar no bilhete único. Esta modalidade de registro continua sendo permitida, bastando o usuário ir até a sede do Cinturb na Rua Espírito Santo, entre segunda e sexta-feira, entre 8h e 18h. De acordo com a Settra, chegou a 36 também nesta segunda o número de novos carros do transporte público em circulação na cidade.

Sair da versão mobile