Ícone do site Tribuna de Minas

JF tem ‘Dia D’ contra a paralisia infantil

Pequeno Miguel, de 2 anos, recebeu a vacina sem fazer careta (Foto: Marcelo Ribeiro/15-08-15)
Pequeno Miguel, de 2 anos, recebeu a vacina sem fazer careta (Foto: Marcelo Ribeiro/15-08-15)
PUBLICIDADE

O “Dia D” de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação foi realizado no sábado (15) em Juiz de Fora. O objetivo foi imunizar contra a paralisia infantil crianças de seis meses até menores de 5 anos e manter a atualização do cartão vacinal.

No Parque Halfeld, uma tenda ficou disponível durante o dia para aplicação das doses. O pequeno Miguel, de 2 anos, morador do Bairro Bom Jardim, compareceu ao compromisso e, além de divertir-se com o personagem Zé Gotinha, que encantava a criançada, recebeu a vacina sem fazer careta. “É fundamental a aplicação e tem que ser prioridade dos pais e responsáveis pelas crianças, pois a vacina evita a doença”, ressaltou a vovó Filomena Eiterer, 55, que acompanhava Miguel.

PUBLICIDADE

A poliomielite é irreversível e pode ser transmitida através das vias orais, ou pelo contato com fezes contaminadas, comprometendo a locomoção da criança. “É necessário que haja a vacinação, anualmente, para haver o bloqueio do vírus que ainda é circulante no planeta”, destacou o enfermeiro da Vigilância Epidemiológica, Fabrício Luís da Silva, um dos responsáveis pela vacinação na tenda.

PUBLICIDADE

De acordo com Fabrício, a vacina, normalmente, não tem nenhum tipo de reação. “Apesar de não ter incidência no país desde 1990, a poliomielite é uma doença séria que deixa sequelas permanentes nas crianças”, observou o enfermeiro.

Já a campanha de multivacinação visa a erradicar as doenças chamadas de imunopreveníveis, ou seja, aquelas que podem ser evitadas com vacina, como coqueluche, sarampo, tétano neonatal e acidental e meningite. A campanha termina no dia 31. As doses estarão disponíveis em todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps), no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA), na Rua São Sebastião, 772/776, ou no Posto de Atendimento Médico (PAM) Marechal, na Sala de Vacinas, no terceiro andar. A expectativa é que cerca de 27 mil crianças sejam imunizadas.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile