A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (Sedupp), autuou um empreendimento por desmatamento irregular no Bairro Grama, na Zona Nordeste. A ação ocorreu na última quarta-feira (9), após a constatação de movimentação de terra e abertura de vias no loteamento, o que resultou na derrubada e corte de árvores, inclusive de espécies nativas.
De acordo com a PJF, as intervenções configuram crime ambiental e resultaram na emissão de um auto de infração classificado como gravíssimo, além de um auto de notificação que obriga o empreendimento a apresentar um projeto de recuperação de áreas degradadas (Prad). A penalidade pode chegar ao valor de R$ 128 mil.
A atuação da Fiscalização da Sedupp integra as ações permanentes do município voltadas à proteção ambiental e ao ordenamento do território urbano. O objetivo é evitar danos à fauna, flora e aos recursos hídricos da cidade. A população pode colaborar com o trabalho de fiscalização denunciando intervenções irregulares por meio da plataforma Prefeitura Ágil ou pelo WhatsApp da fiscalização, no número (32) 3690-7984.
*Texto elaborado com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe