
Entre os dias 17 e 20 de julho, quatro estudantes de Direito de Juiz de Fora irão participar da “The IBA-VIAC Mediation and Negotiation Competition”, competição anual de mediação e negociação da Vienna University of Economics and Business. As alunas Bruna Freitas, Marina Magalhães, Izabela Pinheiro e Raphaella Neman, das Faculdades Integradas Vianna Júnior, representarão o Brasil na categoria de negociação.
De 60 faculdades do mundo inteiro, 22 foram escolhidas no processo seletivo para a competição, e entre elas, apenas duas brasileiras. Para a professora Ivone de Almeida, coach e mentora das alunas, a disputa representa, para a comunidade jurídica, uma mudança na cultura do acesso à Justiça. “Existe uma necessidade de buscar novas formas de resolver conflitos, e quando temos um time de Juiz de Fora participando do maior encontro de negociação e mediação do mundo, é uma validação da face humana do processo e reconhecimento do trabalho que temos desenvolvido.”
O grupo de estudantes venceu a competição nacional no ano passado, além de ser campeão na competição latino-americana de arbitragem e mediação, promovida pela Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial (Camarb), ficando na frente de equipes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Universidade de São Paulo (USP). Segundo Marina Magalhães, as vitórias serviram de motivação para participar da competição na Áustria. “Mediante essas conquistas e nossos esforços, nos inscrevemos na competição de Viena e tivemos a alegria de sermos aprovadas. Estamos indo para buscar a premiação, mas já estamos muito felizes por ter a oportunidade de estar nessa disputa”.
De acordo com Raphaella Neman, a equipe tem se preparado com cursos on-lines e presenciais, encontros semanais, aulas de inglês e muitas horas de estudo. “Nas outras competições, as pessoas não conheciam Juiz de Fora e agora todo mundo já sabe. O reconhecimento é maior, e com ele vem uma responsabilidade maior também”, conta. “A expectativa está a mil, é um prestígio grande para a gente. Colocamos isso como prioridade, foi algo que optamos para atingir nosso objetivo e, quem sabe, trazer algum título”.
Negociação e Mediação
No Brasil, o uso da mediação e negociação ainda é novidade, enquanto em países europeus e nos Estados Unidos, a técnica é amplamente utilizada. Na prática, em vez de ser o juiz a figura responsável por encontrar a solução para os conflitos, são as partes que, com a ajuda de um mediador, entram em acordo para uma resolução.
De acordo com a professora Ivone de Almeida, os participantes que atuam como mediadores trabalham como “facilitadores”, e na negociação, como “advogados colaborativos”. Para a mentora, este processo pode ser mais vantajoso. “A partir do momento que o cidadão percebe que ele mesmo pode resolver os conflitos, tudo fica mais fácil, tanto em questão de tempo quanto econômica”, explica.
The IBA-VIAC Mediation and Negotiation Competition
Desde 2015, a competição acontece anualmente no Campus da Vienna University of Economics and Business, com duração de cinco dias, entre simulações de mediações e negociações, programas educacionais e eventos sociais. O encontro conta com a presença de profissionais de mediação e negociação, além de acadêmicos de Direito, empresários e governantes do mundo todo. A competição está focada na habilidade dos estudantes em utilizar estratégias para negociar ou mediar com sucesso um acordo que melhor atenda às necessidades das partes. De forma simulada, eles competem uns com os outros, negociando uma série de problemas jurídicos do mundo real.