O sistema de Defesa Social de Minas Gerais ganha mais um dispositivo para monitoramento e combate à prática de crimes violentos. Por meio de uma resolução conjunta assinada pelo Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), polícias Militar e Civil e Procuradoria-Geral de Justiça foi criado, na última segunda-feira (14), o Comitê Interinstitucional de Monitoramento e Repressão de Crimes Violentos.
O objetivo é acompanhar diariamente os índices de criminalidade violenta e propor medidas para a contenção e a repressão das diversas modalidades criminosas em todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do estado.
O processo começou há cerca de 20 dias nas três Risps da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que respondem por metade das ocorrências de crimes violentos de Minas. De acordo com a assessoria de comunicação da Seds, os membros do comitê vão se reunir com as lideranças policiais das Risps para analisar a dinâmica criminal, propor estratégias de enfrentamento e cobrar resultados. As reuniões começarão em junho e, ainda este ano, vão ser realizadas em todas as regiões integradas, incluindo a 4ª Risp, com sede em Juiz de Fora.
