O Dia D de Vacinação contra a gripe, que aconteceu no último sábado (13), aplicou 12.052 doses do imunizante em diferentes regiões da cidade, conforme a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Em resposta à Tribuna, o Executivo informou que ainda não há previsão de ampliação do público que pode receber a vacina contra a influenza.
Atualmente, o público-alvo são as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); as pessoas com 60 anos ou mais; as gestantes e puérperas (até 45 dias pós-parto); os trabalhadores de Saúde de 18 anos ou mais; os professores; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; e a população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
As vacinas seguem sendo aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Em 34 UBS’s que tiveram o horário estendido, a vacinação contra a gripe acontece das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, de 8h às 11h. As unidades de Parque Guarani, Barreira do Triunfo, Jardim da Lua e Vila Olavo Costa funcionarão de 9h às 16h sem intervalo. Às quintas, as 38 UBS’s não irão funcionar entre 14h e 16h, segundo a PJF. Nas unidades restantes, o horário é das 9h às 10h30 e das 13h às 16h, exceto às quintas, quando o horário da tarde é das 13h às 14h30. O Serviço Saúde do Idoso (Sasi) também aplica os imunizantes, mas exclusivamente para a população maior de 60 anos, de 8h às 16h, enquanto o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) oferece os imunizantes para as crianças de seis meses a menores de seis anos, para as grávidas e puérperas, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h.
A Secretaria de Saúde da PJF reforça que a vacina contra a influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema. A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: influenza A (H1N1 e H3N2) e influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Confira os locais e quais profissionais podem receber o imunizante no site da PJF.