Ícone do site Tribuna de Minas

Servidores do sistema prisional em greve protestam em JF

PUBLICIDADE

Cerca de 50 servidores do setor administrativo do sistema prisional em Juiz de Fora realizaram uma manifestação, na manhã desta sexta-feira (15), em frente à sede do Hemominas, na Avenida dos Andradas, no Centro. Segundo a representante do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público no Estado de Minas (SindPúblicos) em Juiz de Fora, Lúcia Nellia Canabrava, o ato marca o início de uma paralisação da categoria em todo o estado. Também nesta sexta, os servidores fizeram um ato na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

PUBLICIDADE

“Queremos que o Governo (de Minas) cumpra o acordo que assinou no ano passado em que equipara os salários dos assistentes executivos do sistema prisional com os funcionários do setor administrativo da Polícia Militar. O acordo não foi cumprido até agora. Outra promessa é de que o Governo iria elaborar, junto ao sindicato, a formalização da nossa Lei Orgânica, e isto também está sendo postergado. Se nossas exigências não forem atendidas, continuaremos em greve”, garante Lúcia. De acordo com ela, 30% da categoria estão trabalhando.

PUBLICIDADE

Na ocasião, vários servidores também doaram sangue no Hemocentro, como forma de chamar a atenção para o problema do baixo estoque no local. Conforme Lúcia, a ideia surgiu a partir da necessidade da esposa de um dos servidores e também em virtude da dificuldade enfrentada pela instituição em conseguir doações. “Vamos continuar mobilizando o maior número possível de pessoas”, diz.

A assessoria de comunicação da Secretaria de Estado e de Defesa Social (Seds) informou que a pasta está avaliando as reivindicações realizadas “dentro das possibilidades orçamentárias atuais do Estado, que são estreitas”.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile