Ícone do site Tribuna de Minas

Discussões internacionais sobre ciência e espiritualidade na UFJF

PUBLICIDADE

Pessoas interessadas em compreender melhor a existência humana a partir de questões científicas e espirituais podem participar do VIII Ciclo de Conferências Internacionais em Ciência e Espiritualidade, organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde (Nupes) da Faculdade de Medicina da UFJF, que começa nesta quarta-feira (15) e segue até a próxima terça (21). A atividade contará com a presença de pesquisadores internacionais que farão palestras gratuitas e abertas à comunidade. As mesmas terão tradução para o português e não necessitam de inscrição prévia. Paralelamente a este evento, acontece, nesta sexta e sábado, o II Simpósio Internacional Mente-Cérebro, voltado para a área acadêmica, abrangendo profissionais das mais diversas áreas, como saúde, educação, filosofia e ciências exatas.

Alexander Moreira-Almeida, diretor do Nupes, destaca que as discussões sobre mente-cérebro devem estar abertas e acessíveis a toda população. (Foto: Olavo Prazeres)

Conforme explica o diretor do Nupes, Alexander Moreira Almeida, promover eventos como estes coloca Juiz de Fora no centro das discussões sobre a ciência e a espiritualidade, mostrando o trabalho da universidade para o Brasil e o mundo. “É um tema de interesse não só de pesquisadores, mas de toda a população. O assunto instiga a nossa compreensão sobre o que é ser um ser humano e nos faz levantar perguntas como ‘o que somos?’, ‘O que sinto é um produto do meu cérebro ou sou algo mais?’, ‘Tenho liberdade de ação ou são meus genes que as determinam?’. São questões existenciais de cunho filosófico e até prático, que precisam sair do meio acadêmico e científico e serem levadas à sociedade para facilitar este entendimento”, destaca.

PUBLICIDADE

Abrindo o Ciclo de Conferências, nesta quarta, às 19h, no Anfiteatro do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), o fundador e diretor emérito do Instituto Faraday para Ciência e Religião, da Universidade de Cambridge, Denis Alexander, ministra a palestra “Criação ou Evolução: temos que escolher?”, que aborda a teoria de Charles Darwin e a criação de Deus, mostrando que uma não opõe a outra, podendo ser complementares. Na segunda (20), no Anfiteatro da Reitoria da UFJF, às 20h, o professor americano de psicologia e diretor do Instituto de Pesquisa Lee Travis na Escola de Pós-Graduação em Psicologia Fuller Theological Seminary, Warren Brown, aborda em sua palestra o seguinte tema: “Meus neurônios me fizeram fazer isso? Uma alternativa ao reducionismo neurobiológico”, destacando que os genes e os neurônios podem influenciar em nosso livre arbítrio, mas não são determinantes.

PUBLICIDADE

Simpósio internacional

O II Simpósio Internacional Mente-Cérebro, que acontece nesta sexta (17) e sábado (18), reunirá mais de 260 inscritos do Norte ao Sul do país atuantes nas mais diversas áreas de estudos e pesquisas. Segundo Alexander, a procura pela participação mostrou que o simpósio repetirá o sucesso da primeira edição, realizada em abril do ano passado. “Nossa proposta é ser ainda mais interdisciplinar e integrar pessoas de todo o país e do mundo, interessadas em discutir temas que abrangem mente-cérebro”, comenta. O simpósio acontece no Anfiteatro do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF e é promovido pelo Nupes local e o da Universidade de São Paulo (USP), recebendo o apoio do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da FMUSP e da Universidade de Oxford (Inglaterra). Os conferencistas internacionais Denis Alexander e Warren Brown também ministram palestras. Haverá, ainda, cursos e mesas-redondas.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile