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Juiz-foranos fazem fila para receber novo cartão de ônibus

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Fila formada na manhã desta quinta-feira, na Astransp (Foto: Leonardo Costa)
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Nesta quinta-feira (15), o novo cartão de ônibus começou a ser distribuído para os pagantes em Juiz de Fora. Parte da população compareceu na Rua Espírito Santo, 296, Bairro Poço Rico, para buscar o Moov Pagantes. No total, cerca de 60 mil bilhetes únicos devem ser substituídos, de acordo com informações da Astransp e do Consórcio Via JF, responsáveis pela operação do transporte coletivo urbano da cidade. O dispositivo faz parte do novo sistema de bilhetagem eletrônica instalado nos ônibus do município.

Entre os cidadãos na fila estava Adriana Júlia de Paula, de 52 anos, que trabalha com serviços gerais. Ela havia chegado há cerca de 15 minutos para fazer a troca de seu cartão, garantindo também a transferência do saldo que já tinha no bilhete antigo. Para ela, que usa todos os dias o cartão, foi importante garantir o novo modelo o quanto antes: “Eu faço tratamento de quimioterapia e preciso do cartão pra me locomover para as sessões. Então, quis resolver isso rápido”, diz.

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Para manter o saldo do cartão, assim como ela, é preciso levar o cartão antigo e um documento com foto, dentro das datas definidas para fazer essa mudança. Também foi o caso de Aparecida Lopes de Faria, de 66 anos, aposentada, que após uma hora e meia na fila, recebeu o dispositivo. “Peguei uma fila longa, não imaginava que ia demorar. Mas esperei porque prefiro já ter o novo de uma vez”, conta.

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O cartão, com as gratuidades, já havia sido distribuído para 50 mil pessoas, entre idosos, PCDs e estudantes de escolas públicas.

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Benefícios do novo cartão de ônibus

De acordo com entrevista feita com a Ansal, na Rádio Transamérica Juiz de Fora, em novembro de 2023, o novo cartão de ônibus da Moov traz uma nova aplicação da tecnologia para os usuários da cidade. Conforme o relato, o objetivo é de que o validador do cartão seja mais rápido e ágil que o modelo anterior, sendo um recurso que permite também reduzir a circulação de dinheiro dentro dos ônibus e, assim, aumentar a segurança para os indivíduos que trabalham e para quem usa o transporte coletivo da cidade.

Outro diferencial é que, com esse recurso, a compra e o abastecimento do cartão seriam facilitados, já que a recarga pode ser feita através do aplicativo e com uma diversidade de meios de pagamento. No caso de dúvidas, também há possibilidade de contato com a Moov  por meio de um chatbot humanizado para atendimento, que pode ser acessado através do celular.

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