Ícone do site Tribuna de Minas

Ciclone subtropical intensifica chuvas em Juiz de Fora

Inmet emite alerta de tempestade e chuva de granizo para Juiz de Fora
PUBLICIDADE

Até quinta-feira (15), Juiz de Fora já alcançou 63,9% do volume de chuva esperado para o mês de fevereiro. A cidade registra acumulado de 108,9 milímetros, sendo que a média histórica para o período é de 170,3 milímetros, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As precipitações,  mais intensas nos últimos dois dias, devem continuar até o fim de semana.

De acordo com o Inmet, o motivo é um sistema de baixa pressão que se formou sobre o litoral fluminense. Outro fator que influencia o tempo instável é a ocorrência de um ciclone subtropical que surgiu na última quarta-feira (14) no litoral de Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro. Esse ciclone provocou chuvas intensas em municípios do Rio e no estado de São Paulo. Em Juiz de Fora e cidades do Leste de Minas Gerais o ciclone foi responsável pela chuva constante observada nesta quinta-feira.

PUBLICIDADE

Só nesta quinta, foram 54 milímetros acumulados até as 18h, de acordo com a medição do pluviômetro do 5º Distrito de Meteorologia, que fica no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A temperatura máxima ficou reduzida devido a intensa nebulosidade, sendo de 24,8 graus, com mínima de 18,6.

PUBLICIDADE

Na sexta-feira (16), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A máxima não deve ultrapassar os 26 graus, e a mínima fica em 18. Diferente do observado nesta quinta, na sexta as chuvas não devem ocorrer de forma ininterrupta, podendo aparecer em pancadas durante a tarde.

Fim de semana com chuva

O fim de semana segue chuvoso. Conforme o Inmet, a área de baixa pressão que atua mais intensamente no litoral da Região Sudeste deve se deslocar sobre o oceano no sentido sudoeste, estabelecendo um canal de umidade que deve durar até a próxima terça-feira (20). Essa condição pode trazer chuvas mais fortes para Minas Gerais.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile