Ícone do site Tribuna de Minas

5G já está disponível em alguns bairros de Juiz de Fora

5G capa Felipe Couri
PUBLICIDADE

Exatamente 45 dias após a liberação das frequências utilizadas pelo 5G em Juiz de Fora, usuários da operadora Vivo, que possuam aparelhos compatíveis com a quinta geração de internet móvel, já podem experimentar a nova tecnologia em algumas regiões da cidade. A novidade, que foi confirmada pela operadora à Tribuna nesta quarta-feira (15), poderá ser notada inicialmente na região central do município, além dos bairros Democrata, na Zona Norte, e Nossa Senhora Aparecida, na Zona Leste. De acordo com a Vivo, a experiência de velocidade do usuário poderá ser até dez vezes mais rápida que o 4G, com o download de um arquivo de 1GB sendo realizado em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego na rede no momento.

A Tribuna esteve na região central de Juiz de Fora, na tarde desta quarta-feira (15) para averiguar como está o funcionamento da nova tecnologia no município. Em testes realizados por meio do aplicativo Speedtest, seja na Avenida Rio Branco ou na Avenida Presidente Itamar Franco, foi possível observar velocidades de download na casa dos 600 Mbps, e de upload de 60Mbps. A título de comparação, em trechos do Calçadão da Rua Halfeld, onde o sinal do 5G da operadora Vivo ainda não está disponível, a velocidade máxima de download obtida na rede 4G foi de 40 Mbps, com upload de apenas 5 Mbps – configurando assim uma diferença entre a velocidade observada entre as redes 4G e 5G na ordem de quase 11 vezes.

PUBLICIDADE

A reportagem também questionou às operadoras Claro e Tim se as mesmas já haviam liberado o acesso à nova modalidade no município. Em contato, a Claro afirmou que ainda não ativou o sinal 5G em Juiz de Fora, mas que planeja lançar a tecnologia na cidade em breve. Já a Tim não enviou retorno até o presente momento.

PUBLICIDADE

Para ter acesso ao 5G, é necessário possuir um aparelho compatível com o novo padrão de rede móvel. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o presente momento, existem cerca de 80 dispositivos no mercado que já têm acesso à nova rede. Dentre os mais famosos, modelos como o iPhone 12 e o Samsung S21 já possuem pré-disposição para o 5G. No caso específico da Vivo, a operadora indicou que não haverá tarifação extra para que os usuários utilizem o novo serviço. A condição para o uso, entretanto, é que os clientes estejam justamente em uma área de cobertura.

Sair da versão mobile