Ícone do site Tribuna de Minas

Mais de 1,5 mil idosos são vacinados neste final de semana em JF

UFJF gerais da vacinação fernando priamo 7

Fila de mais de quatro horas foi uma das reclamações registradas sábado na vacinação

PUBLICIDADE

O primeiro fim de semana de vacinação em idosos acima de 90 anos contemplou 1.535 pessoas. O número representa cerca de 60% dos 2.554 idosos que fizeram o pré-cadastro no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Apenas no sábado (13), 1.181 idosos foram imunizados e, com a grande demanda, houve filas e reclamações por parte dos idosos e familiares. Há relatos de pessoas que ficaram mais de quatro horas na fila aguardando pela imunização.

Durante este fim de semana, a vacinação ocorreu em um drive-trhu no estacionamento da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e no Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira, região central. O primeiro dia, no sábado, foi marcado por grande movimentação de pessoas buscando o imunizante. Como observado pela Tribuna, antes das 9h, a fila de carros já era grande no campus da UFJF. Conforme a PJF, 791 idosos receberam a vacina no drive-thru no sábado.

Assim como na UFJF, o movimento começou cedo no Departamento de Saúde do Idoso no primeiro dia. A fila era extensa e, por volta das 10h30, muitas pessoas ainda aguardavam pela imunização. No local, 390 pessoas foram vacinadas no sábado, e 164, no domingo (14). No drive-thru da UFJF, o número de vacinados no domingo foi de 190 pessoas.

PUBLICIDADE

Demora nas filas

A Tribuna recebeu reclamações de leitores sobre a demora nas filas no sábado. Algumas pessoas teriam chegado a a aguardar até quatro horas no drive-thru. Um dos problemas apontados, além da demora, foi a falta de estrutura do local. Relatos que chegaram à reportagem apontam casos de idosos que tiveram que urinar próximos aos carros, de forma improvisada.

Instada pela Tribuna sobre a situação, a Secretaria de Saúde se posicionou por meio de nota. No texto, a pasta informou que os banheiros da Faculdade de Educação e do Instituto de Ciências Sociais (ICH) foram disponibilizados para que os idosos e seus familiares pudessem utilizar. Além disso, a PJF ainda afirmou ter distribuído garrafas de água para os idosos nos carros.

PUBLICIDADE

Sobre a demora para imunização dos idosos, a Prefeitura destacou que “o município recebeu doses suficientes para vacinar 100% dos idosos com 90 anos ou mais”. Além disso, a cidade contará, ao longo dessa semana, com locais estratégicos para a vacinação, em UBSs de diversos bairros. Desta forma, não haveria necessidade de “correr para se vacinar”. Conforme a Administração municipal, “quem esteve no Campus da UFJF no domingo não demorou mais que cinco minutos para se vacinar”.

A pasta ainda informou que, para as próximas ações, “fará adequações para melhorar a estrutura no drive-thru, mas orienta que a população tenha calma e se programe para ir aos locais de vacinação ao longo da semana, já que as UBSs estão descentralizadas pelo município, oferecendo, assim, um processo com mais tranquilidade e sem filas”.

PUBLICIDADE

Vacinação nas UBSs começa nesta segunda

Ao longo desta semana, os imunizantes estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Benfica, Borboleta, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ideal, Santa Luzia e São Pedro, das 8h às 16h. Os idosos ou seus familiares devem apresentar cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome do idoso, é necessária uma declaração por escrito do titular da residência, informando que a pessoa com mais de 90 anos reside no local. 

Além dos idosos, os profissionais de saúde ativos acima de 60 anos também serão vacinados nos próximos dias. O pré-cadastramento pode ser feito no site da Prefeitura de Juiz de Fora. Este grupo inclui os profissionais de saúde  que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam eles hospitais, clínicas e ambulatórios, nas redes pública e privada, e que não foram vacinados até o momento.

Para a imunização, eles devem apresentar documentação que comprove vinculação ativa como servidor de saúde. Os profissionais autônomos também serão atendidos. Para isso, devem apresentar autodeclaração e cópia do registro do conselho de classe ativo.

PUBLICIDADE

Confira os endereços para vacinação contra Covid-19 em Juiz de Fora:

Sair da versão mobile