Nesta quarta-feira (15), a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dá continuidade à campanha de vacinação contra a Covid-19 em grávidas e puérperas (mulheres em pós-parto de até 45 dias) com idades entre 12 e 17 anos. A Tribuna solicitou à Secretaria de Saúde balanço do número de pessoas deste grupo vacinadas nesta terça-feira, primeiro dia de imunização. A pasta, no entanto, não retornou com a informação. Na parte da tarde, a busca de meninas grávidas e puérperas pelo imunizante era baixa no Departamento de Saúde da Mulher, conforme constatou equipe do jornal que esteve no local.
As grávidas de 12 a 17 anos precisam levar o cartão do pré-natal, e as puérperas um documento que comprove o parto nos últimos 45 dias, como certidão de nascimento do bebê ou registro de alta hospitalar pós-parto. Elas precisam apresentar, ainda, originais e cópias de um documento de identificação com foto, como carteira de identidade (RG), e CPF, além de comprovante de residência.
Além disso, serão aplicadas segundas doses para trabalhadores da educação e público em geral, primeiras doses nas pessoas com 18 anos ou mais, além das doses de reforço destinadas aos idosos com 85 anos ou mais que receberam a segunda dose há mais de seis meses.
Os idosos que têm que receber a dose de reforço contra a Covid-19 podem encontrá-la no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h, e em dez UBSs de referência, também das 8h às 11h e das 13h às 16h. Grávidas e puérperas de 12 a 17 anos podem receber a primeira dose no Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, das 8h às 16h.
Segunda dose para trabalhadores da educação e público em geral
As segundas doses permanecem sendo aplicadas na cidade. Os trabalhadores da educação com 18 anos ou mais podem receber a aplicação no Sport Club, das 8h às 16h. As segundas doses de Coronavac para o público geral são aplicadas no mesmo local e horário, para as pessoas com data de retorno no dia 15 deste mês ou anterior, enquanto a segunda de Pfizer é oferecida no Sesc, das 8h às 16h, também para pessoas que devem receber o imunizante no dia 15 de setembro ou data anterior. As segundas doses de AstraZeneca, destinadas às pessoas com data de retorno no cartão de vacina no dia 7 de setembro ou data anterior, podem ser encontradas no Sport, das 8h às 16h.
No caso das segundas doses de trabalhadores da educação, deve ser apresentado o cartão de vacina comprovando o recebimento da dose inicial, um documento de identificação com foto e o comprovante de vínculo com creche, escola ou faculdade de Juiz de Fora, como contracheque, carteira assinada, declaração da escola ou outro documento, podendo ser o mesmo apresentado no recebimento da primeira dose. As demais pessoas que vão receber a D2 ou a dose complementar precisam apresentar apenas o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, como documento de identidade ou carteira de motorista.
Primeira dose segue para público acima de 18 anos
A vacinação de primeira dose continua em Juiz de Fora para o público com 18 anos ou mais que, por qualquer motivo, não tenha buscado a vacinação anteriormente. As pessoas de 18 anos ou mais podem ir ao Sesc ou em uma das dez UBSs para receberem a dose inicial contra a Covid-19.
A Secretaria de Saúde pede para as pessoas que vão receber a primeira dose apresentarem originais e cópias de documento de identificação com foto – como documento de identidade ou carteira de motorista -, e comprovante de residência, que ficará retido no local de vacinação. Caso o comprovante de residência não esteja no nome de quem deseja ser vacinado, é necessário apresentar cópia do comprovante, do documento de identidade da pessoa que tem o nome no comprovante de residência e, ainda, a declaração de responsabilização, disponível no site da PJF.
Devem esperar
Quem se vacinou contra a gripe deve esperar pelo menos 14 dias para receber o imunizante contra a Covid-19. No caso de diagnóstico da doença, é recomendado esperar ao menos 30 dias entre o começo dos sintomas ou teste positivo (no caso dos assintomáticos) para receber a vacina.
Calendário desta quarta-feira (15)
– Grávidas ou puérperas de 12 a 17 anos
Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente, das 8h às 16h, e em 10 UBSs, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
– Vacinação de reforço para idosos com 85 anos ou mais que receberam a segunda dose há mais de 6 meses
Departamento de Saúde do Idoso (DSI), das 8h às 11h e das 13h às 16h, e nas 10 UBS, também das 8h às 11h e das 13h às 16h.
– Segunda dose dos trabalhadores da educação com 18 anos ou mais
Sport Club, das 8h às 16h.
– Segundas doses de AstraZeneca para as pessoas que deveriam ser vacinadas no dia 7 de setembro ou data anterior
Sport, das 8h às 16h.
– Segundas doses de Coronavac para pessoas com retorno no cartão no dia 15 de setembro ou data anterior
No Sport, das 8h às 16h.
– Segundas doses de Pfizer para pessoas com retorno no cartão no dia 15 de setembro ou data anterior
No Sesc, das 8h às 16h.
– Primeiras doses de pessoas com 18 anos ou mais
Sesc, das 8h às 16h, e em 10 UBSs referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Endereços dos locais de vacinação
– Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente: Rua São Sebastião, 772, Centro
– Departamento de Saúde do Idoso: Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery
– Sesc Juiz de Fora: Rua Oswaldo Aranha, 109, Centro
– Sport Club Juiz de Fora: Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, Centro (entrada pela avenida Brasil)
UBS de referência
UBS Bairro Nossa Senhora de Lourdes: Rua Inácio Gama, 813
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910
UBS Milho Branco: Rua Nicolau Schuery, s/nº
UBS Progresso: Rua Jorge Knopp, nº 119
UBS Santa Cecília: Rua Gabriel Rodrigues, nº 900
UBS Bandeirantes: Rua Laurindo Nocelli, nº 100