Um incêndio de grandes proporções em área de vegetação de condomínio às margens da BR-040, próximo ao km 794, na altura da Cidade Alta, mobilizou o Corpo de Bombeiros na madrugada desta terça-feira (13). De acordo com informações da corporação, militares chegaram ao local por volta de meia-noite e meia. O controle e combate ao fogo se estendeu até por volta das 5h. Devido à dificuldade de acesso para caminhão, os bombeiros não utilizaram água e precisaram debelar as chamas com técnicas específicas de controle de incêndio, conhecida como “fogo contra fogo”. Seguindo esse princípio, os militares queimaram uma área a certa distância do foco para evitar que as chamas se propagassem daquele ponto em diante.
Devido à pouca iluminação, não foi possível identificar com precisão a área queimada, mas a estimativa é de que cinco hectares foram consumidos pelo incêndio, o equivalente a cerca de cinco campos de futebol.
Só este ano, o Corpo de Bombeiros registrou 666 queimadas na região. O número já é maior que o contabilizado nos 12 meses de 2015, quando ocorreram 516 incêndios em áreas de vegetação. Em 2014, considerado um ano bem seco e atípico, os bombeiros atenderam a 973 casos.