“Seja você a mudança no trânsito”. Esse é o tema proposto pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para a Semana Nacional do Trânsito 2015, que pretende abordar o trânsito como uma questão de cidadania, dependente do bom comportamento e da educação de todos. O evento será realizado entre a próxima sexta (18) e o dia 25 de setembro.
De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, esses dados mostram a urgência e a necessidade de chamar a atenção do cidadão para o cumprimento do seu papel: “O trânsito tem que ser pensado sob três aspectos: engenharia, fiscalização e educação para o trânsito. Se algum desses critérios é abandonado, seja pelo poder público seja pelo cidadão, a engrenagem não funciona e compromete toda a estrutura viária, colocando as peças e os atores do trânsito em risco. Por isso, esse tema da Semana Nacional do Trânsito veio muito em boa hora”.
Para abordar o tema, a Settra elaborou, junto com a Comissão Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito (Comset), uma série de atividades e ações visando à aproximação com os diversos atores do trânsito: pedestres, motoristas, ciclistas e motociclistas. Diferente do que aconteceu em edições anteriores, desta vez as redes sociais ganharão atenção especial como agentes da campanha, já que alcançam um número maior de pessoas, de diversas faixas etárias e classes sociais.
#eusouamudancanotransito
Durante todos os dias do evento, serão realizadas abordagens itinerantes de conscientização, em diversas partes da cidade, para conscientizar as pessoas. Para isso, voluntários da Settra e da Comset abordarão as pessoas, convidando-as a fazer uma foto segurando plaquinhas com mensagens sobre o bom comportamento no trânsito. As fotos serão publicadas no site da PJF, em uma página criada especialmente criada para a Semana Nacional de Trânsito, e na página oficial do Facebook, sempre com a #eusouamudancanotransito.
As abordagens serão feitas de acordo com o seguinte cronograma:
20/09: feira da Avenida Brasil, das 9h às 11 h
21/09: calçadão da Rua Halfeld, das 14h às 16 h
22/09: praça do Bairro Santa Luzia, das 9h às 11h
23/09: praça do Bairro Benfica, das 14h às 16h
24/09: Rua Alencar Tristão, no Bairro Santa Terezinha, das 9h às 11h;
25/09: Rodovia MG 353, das 14h30 às 16h30
Epidemia
Conforme estudos divulgados em 2010 e 2013 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito já podem ser considerados uma epidemia. Isso porque, só em 2010, registrou-se um total de 1,24 milhão de mortes por acidentes viários em 182 países do mundo. Cerca de 20 milhões e 50 milhões de vítimas sobrevivem com traumatismos e ferimentos. Atualmente, esses acidentes representam um custo global de US$ 518 bilhões/ano, e, se nada for feito, uma projeção da OMS aponta que, em 2020, deveremos ter 1,9 milhão de mortes no trânsito.