Na última terça-feira (9), a Tribuna publicou a situação de uma lixeira que foi arrancada no bairro São Mateus. Essa situação já é recorrente na cidade, conforme atesta a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que, em nota encaminhada à reportagem, informou que quase R$ 70 mil já foram investidos para instalação e troca do equipamento.
O Centro é o bairro com mais solicitações de recolocação das lixeiras. No início deste ano, a reportagem da Tribuna flagrou algumas quebradas ou arrancadas na região. Na época, o Demlurb apontou que, em média, 15 lixeiras eram substituídas diariamente.
De acordo com dados atualizados fornecidos pela PJF, desde o início do ano até agora a equipe do Demlurb instalou 456 lixeiras pela cidade, o que presenta uma média de 65 lixeiras por mês ou de duas por dia. Essa quantia engloba a colocação de novos itens quanto na reposição dos quebrados e/ou vandalizados.
Lixeiras quebradas representam gasto para Prefeitura
Até o momento, a Prefeitura investiu R$ 69.722,40 para a instalação e manutenção dos itens, o que representa um gasto médio de R$ 159,60 por cada lixeira instalada. De acordo com o Demlurb, existe uma equipe especializada e que atua diariamente na reposição das lixeiras.
Em caso de necessidade de substituição de dispositivos, o Governo Municipal informou, em nota, que “As solicitações devem ser feitas no Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC) da PJF pelo 32 3690-7241. A PJF conta com o apoio da população na manutenção desses equipamentos cruciais para a cidade estar bem-cuidada”.
*Estagiário sob s supervisão da editora Júlia Pessôa.