Ícone do site Tribuna de Minas

Radicado em Juiz de Fora, estudante de 13 anos disputa Olimpíada de Matemática nos EUA

olimpíada
Emanuel recebeu medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia (Timo). (Foto: Arquivo pessoal)
PUBLICIDADE

O mineiro Emanuel Lopes, de 13 anos, vai representar o Brasil e Juiz de Fora na ‘Copernicus Olimpíada’,  uma das principais competições internacionais de matemática do mundo, na próxima semana. O evento começa neste domingo (14) e acontece em Nova York. O estudante tem se destacado nesses eventos e, no início do ano, recebeu medalha de prata na Olimpíada Internacional de Matemática da Tailândia (Timo) por gabaritar a prova de raciocínio lógico. 

A competição em Nova York homenageia o astrônomo Nicolau Copérnico. Para conseguir participar, a família de Emanuel buscou recursos através de uma vaquinha on-line, além de ter recebido patrocínio da MRS. O estudante vem se preparando para a competição desde maio. 

PUBLICIDADE

“Estou estudando todos os dias, me preparando acirradamente para essa prova e espero conseguir conquistar uma medalha para o Brasil, representar bem a cidade de Juiz de Fora, o estado de Minas e meus patrocinadores que me ajudaram a chegar até a Copernicus”, diz Emanuel.  

PUBLICIDADE

Natural de Além Paraíba, na Zona da Mata mineira, Emanuel se mudou para Juiz de Fora junto com sua família para estudar no Colégio Militar. O interesse pela matemática surgiu muito cedo, incentivado por seus pais, e logo se tornou uma paixão. A primeira competição que participou foi a Canguru em 2022.

Sair da versão mobile