Duas mortes causadas pela Covid-19 em Juiz de Fora foram confirmadas em boletim epidemiológico desta quarta-feira (14). Confrome os dados, um idoso de 82 anos foi a óbito nesta terça-feira. Ele tinha doença cardiovascular crônica, doença neurológica e doença renal crônica. O outro falecimento, ocorrido no último domingo, foi de um idoso de 63 anos. Ele tinha como comorbidade diabetes mellitus e hipertensão arterial sistêmica. Com a atualização, subiu para 1.831 o total de vidas perdidas na cidade desde o início da pandemia. As comorbidades, além da idade, conforme as autoridades, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave.
Casos
Além disso, o informe também apontou mais 157 casos de coronavírus em relação ao boletim anterior. Com os novos dados, a cidade já tem registrados, desde o começo da pandemia, 39.613 confirmações de casos da doença. Quanto às notificações de síndrome gripal, consideradas suspeitas, foram 182 novos registros no mesmo período. No total, Juiz de Fora já contabilizou 94.927 casos suspeitos de Covid.
Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
Vacinação
Além dos dados epidemiológicos, o boletim também destacou que foram aplicadas 4.762 vacinas contra a Covid-19 nesta quarta, sendo 2.997 primeiras doses, 1.325 segundas doses e 440 doses únicas, da vacina da Janssen. Ao todo, Juiz de Fora já aplicou 390.639 vacinas na população.
250 pessoas estão internadas com Covid-19 em JF
O boletim de leitos apontou, até as 18h40 desta quarta, 250 internações simultâneas decorrentes do coronavírus, três hospitalizações a mais do que as registradas nesta terça. Dos internados, 156 pacientes ocupavam leitos de enfermarias e 94 estavam em leitos de cuidados intensivos.
Conforme a PJF, o percentual de leitos UTI ocupados na cidade, somando equipamentos públicos e particulares, é de 64,48%. Em relação somente aos leitos UTI do SUS Covid, 41,67% dos equipamentos recebiam pacientes na noite desta quarta. Nas UTIs da rede privada, os dados apontam 70,94% da capacidade, incluindo, neste caso, pacientes com coronavírus e também com outras enfermidades.
Já nas enfermarias, a ocupação do SUS, somente destinadas a casos de Covid, era de 49,32%. O percentual das unidades da rede privada não é divulgado pela Secretaria de Saúde.