Seis integrantes de uma quadrilha que enviava para outros estados veículos roubados em bairros da cidade do Rio de Janeiro foram presos por uma força-tarefa composta pelas Polícias Civis do Rio, de Minas Gerais e do Ceará com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre segunda e terça-feira (13). Segundo apuração do jornal “o Dia”, entre os detidos na terça na saída do Túnel Zuzu Angel, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, estão um empresário de Juiz de Fora e a mulher dele, proprietários de uma casa noturna. O perfil do bar juiz-forano, situado na Zona Norte da cidade, tem mais de 28 mil seguidores no Instagram.
Um DJ que também atuaria em Juiz de Fora e a companheira dele seriam os outros dois presos na capital fluminense. A Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) não divulgou os nomes dos envolvidos, mas destacou que um deles tem anotações criminais no estado de Minas Gerais por roubo, furto, receptação, tráfico de drogas e crimes contra o meio ambiente. “Nas redes sociais, ele aparentava a imagem de ser um empresário bem-sucedido, ofuscando assim a real natureza de suas atividades ilícitas.”
Segundo as investigações, o grupo adquiria os veículos roubados e os distribuía para estados das regiões Nordeste e Sudeste. “Entre os compradores, alguns sabiam das irregularidades e outros eram vítimas de golpes.” Ainda conforme a PCERJ, os quatro presos no Rio na terça, incluindo o empresário, eram os responsáveis, dentro da quadrilha, por organizar as entregas nos estados vizinhos ao Rio de Janeiro. “Os quatro vão responder por organização criminosa e por adquirir, receber, transportar e conduzir automóvel sem sinal identificador ou com numeração adulterada.” Na ação também foram apreendidos dois veículos.
Nordeste
Na segunda-feira houve duas prisões, na cidade de Croatá, no Ceará, dos responsáveis pela distribuição dos veículos na Região Nordeste. “As investigações continuam para prender outros integrantes da organização criminosa e os envolvidos nos roubos dos veículos”, destacou a PCERJ.
De acordo com a Polícia Civil do Ceará, os dois homens, de 22 e 29 anos, suspeitos de roubo e adulteração de veículos, foram presos em flagrante na Zona Rural.
“As diligências iniciaram após policiais civis do Rio de Janeiro fornecerem informações sobre um carro, que havia sido roubado em outubro do ano passado, no Bairro Ipanema, no Rio de Janeiro. Conforme apuração, o veículo estava sendo transportado para a cidade de Sobral. Com os trabalhos, os investigadores cearenses identificaram e localizaram o veículo no município de Croatá.”
Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) afirmou ter prestado apoio na operação, deflagrada pelas Polícias Civis dos estados do Rio de Janeiro e Ceará, sendo essas instituições as responsáveis pela divulgação das informações.