Ícone do site Tribuna de Minas

Carroças já circulam com placas pelas ruas de JF

carrocas-olavo
Hoje foi o dia dos carroceiros que atuam na Zona Sul se regularizarem (Foto: Olavo prazeres/14-03-16)
PUBLICIDADE

Parte dos veículos de tração animal (VTAs) em atividade na cidade já estão circulando pelas ruas com placas de identificação. O serviço teve início no dia 3 de março e seguirá até o final do mês. Para abranger os carroceiros cadastrados em todo o município, a ação foi dividida em três regiões: Sul, Norte e Leste. Ela faz parte da Política Municipal de Utilização Sustentável dos Veículos de Tração Animal, instituída pela Lei nº 13.071, de 22 de dezembro de 2014, que prevê diretrizes para a atividade dos trabalhadores que utilizam os VTAs, assegurando a inclusão social e produtiva deles e de suas famílias. Após cinco anos de vigência da lei, não será permitida a circulação de carroças nas vias públicas urbanas do município.

Na manhã desta segunda (14), os carroceiros pertencentes à Zona Sul retornaram à Sessão de Sinalização da Settra, no São Mateus, para que seus animais recebessem o chip para controle do Demlurb e, quem solucionou as irregularidades no veículo, teve sua placa instalada.

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post]

PUBLICIDADE

Durante o primeiro dia de atividade, no dia 3, os animais passaram por uma vistoria feita por veterinários e foram submetidos a exames. Também neste dia, 17 carroceiros que não apresentaram irregularidades no veículo receberam as placas. Na última quinta (10), a atividade aconteceu no Parque de Exposições, na Zona Norte. Sete receberam as placas. O retorno para a chipagem e regularização está programado para o dia 21. Nesta quinta (17), a ação acontece no Bairro Linhares, na Zona Leste, e o retorno está marcado para para o dia 28.

Ao todo, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu o cadastro de 104 carroceiros. Eles ainda passaram por uma capacitação voltada para as regras de circulação e trânsito, seguridade social, proteção aos animais e despejo e reciclagem dos materiais transportados, realizada na Escola de Governo.

PUBLICIDADE

Entre os dias 12 de abril e 11 de maio, a PJF realiza uma fiscalização preventiva nos animais e nos veículos. Se neste período algum condutor de VTA for flagrado atuando de forma irregular, ele será notificado pela Secretaria de Atividades Urbanas (SAU). Uma nova oportunidade para regularização acontece entre os dias 12 e 23 de maio.

 

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile