Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora nesta quinta-feira (14), o número de óbitos na cidade por conta da Covid-19 atingiu a marca de 598. Em 24 horas, entre quarta e esta quinta, foram confirmados oito mortes, 174 novos casos e 432 suspeitas. Com a atualização dos registros, o número de confirmações totais chegou a 15.128, enquanto os casos suspeitos somam 50.131 ocorrências.
Todas as vítimas fatais contabilizadas edição do boletim são pessoas idosas. Três delas morreram na última segunda-feira (11). A primeira é um homem de 86 anos, que tinha como comorbidades doença cardíaca crônica, hipertensão arterial sistêmica e doença renal crônica. A segunda é um homem de 93 anos, que tinha doença neurológica crônica. A terceira é um homem de 85 anos, que tinha doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus.
Na terça (12), também morreu uma mulher de 73 anos, que tinha como comorbidades doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica e outra pneumopatia crônica. Outra idosa com a mesma idade faleceu na quarta (13). Ela tinha doença crônica cardiovascular e diabetes mellitus.
Três óbitos ocorreram nesta quinta. As vítimas são: uma mulher de 81 anos, que tinha doença cardiovascular crônica; uma mulher de 73 anos, que tinha doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e doença neurológica crônica; e uma mulher de 83 anos, que tinha doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial sistêmica e doença renal crônica. Conforme as autoridades de saúde, as comorbidades são fatores de risco para agravamento da Covid-19.
Todos os dados do boletim epidemiológico são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
405 hospitalizados
O painel gerencial Covid-19 da PJF indicava, por volta das 20h desta quinta, a hospitalização de 405 pessoas pela doença na cidade. Desse total, 249 pessoas ocupavam leitos de enfermaria e 156 pacientes ocupam leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). A taxa de ocupação de leitos de UTI era de 87,89%. Considerando apenas os equipamentos do SUS, o índice subia para 88,44%. Já a ocupação de leitos de enfermaria era de 61,98%.
Além disso, o painel também indicava que a cidade tem 13.834 pessoas recuperadas. O índice de isolamento social registrado era de 39,4%.