“É um ato de solidariedade fazer essa entrega e perceber que esses turbantes deixam as pacientes felizes e sorridentes. É algo que não tem preço e é muito gratificante para todos nós!”, afirma Paula Campos de Castro, coordenadora do Curso de Design de Moda do Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Na tarde desta terça-feira (14), turbantes confeccionados pelos alunos do curso, durante oficina realizada desde o mês de outubro, foram entregues a 50 pacientes em tratamento de câncer de mama no Hospital Ascomcer.
A iniciativa, que tem a parceria da Ascomcer, tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da prevenção da doença, além de valorizar a beleza da mulher. As peças começaram a ser confeccionadas depois do Desfile Outubro Rosa. O evento foi realizado pela Estácio junto com a Ascomcer e contou com a participação de dez pacientes em tratamento e modelos parceiras, que desfilaram utilizando os turbantes produzidos pelos estudantes.
“Neste trabalho realizado com os alunos há pesquisa de tendência e informação de moda, que deixa a mulher mais bonita e dá aos alunos a oportunidade de aplicar na feitura das peças o que eles aprendem em sala de aula”, destaca Paula, acrescentando que essa também é uma ação que visa a mostrar o lado social da moda e o quanto ela também pode colaborar para a transformação de vidas.
“O turbante é um item muito bem aceito pelas pacientes, até mais que o lenço, pois, além de belo, é um acessório útil e prático, pois evita que as pacientes que passaram pela mastectomia movimentem os braços, já que é fácil de usar”, pontua a coordenadora, lembrando que as peças são pensadas especialmente para as mulheres que vivenciam essa situação, uma vez que são ajustáveis à cabeça, não sendo necessário amarrá-las, evitando possíveis dores em decorrência do tratamento.
Historicamente, os turbantes são considerados símbolos de resistência e empoderamento. Durante o tratamento ao câncer de mama, é comum ocorrer a queda do cabelo, e os turbantes surgem, então, como opção para fortalecer a autoestima. Os tecidos utilizados foram doados pela empresa Hill Store.