Ícone do site Tribuna de Minas

UFJF integra projeto sobre responsabilidade socioambiental em MG

sustenta minas
Foto: Divulgação TJMG/Renata Caldeira
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) participou da primeira reunião de trabalho da Rede Sustenta Minas. A UFJF é a única universidade a integrar o grupo interinstitucional, proposto pelo Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que procura estabelecer cooperações entre instituições públicas, visando à troca de experiências e à implementação de iniciativas de responsabilidade socioambiental.

As coordenadoras do Departamento de Sustentabilidade da UFJF, Rosana Colombara e Alice Adolfina Pinto, estiveram na reunião, nessa terça-feira (12), representando a instituição. “Nós, enquanto instituição de ensino, temos que contribuir de alguma forma, porque o nosso papel é a formação. A ideia da rede é a disseminação das boas práticas que vêm sendo realizadas em cada um dos órgãos, e que a gente faça uma troca de experiências para usar as melhores possíveis para alavancar as questões de sustentabilidade no Estado de Minas Gerais”, diz Rosana, destacando a importância da formação da rede e da participação da UFJF.

PUBLICIDADE

O encontro resultou na elaboração do regimento da Rede Sustenta Minas, na definição de que os encontros serão trimestrais e na discussão da agenda para o ano que vem. A próxima reunião está marcada para março de 2018 e deve tratar da gestão de resíduos.

PUBLICIDADE

Pelo termo de cooperação técnica assinado, os componentes se comprometem a criar grupos de cooperação nas áreas de racionalização e redução de custos, construções sustentáveis, capacitação e produção científica, destinação adequada de resíduos, compras sustentáveis e compartilhadas e qualidade de vida.

Além da UFJF e do TJMG, a colaboração envolve o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), Tribunal Regional do Trabalho (TRT – 3ª Região), Tribunal Regional Federal (TRF) – Seção Judiciária de Minas Gerais, Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG), Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG), Ministério Público de Minas (MPMG), Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT/MG), Ministério Público Federal (MPF), Advocacia-Geral da União (AGU), Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) e Defensoria Pública da União (DPU).

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile