Foi divulgado nesta quarta-feira (13) o gabarito oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos que desejam ter uma noção do seu desempenho na prova poderão consultar as respostas e os cadernos oficiais no site do Enem, por meio do aplicativo do exame para smartphones e tablets, ou pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração, aplicação e correção das provas.
O Inep ressalta aos participantes que, quando forem conferir o gabarito, atentem para checar as respostas relativas à cor de prova feita em cada domingo de aplicação. As provas foram aplicadas no dias 3 e 10 de novembro com 90 questões de múltipla escolha em cada. No primeiro dia do exame, foram 45 sobre linguagens e 45 sobre ciências humanas, além da redação, cujo tema foi ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’. No segundo dia do exame, foram 45 sobre ciências da natureza e 45 sobre matemática.
O Inep ressalta que o número de acertos não representa necessariamente a nota final do candidato. Na correção do Enem, é usado um método chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelagem estatística que leva em conta a dificuldade de cada pergunta e busca avaliar o desempenho do candidato em determinada área de conhecimento. A nota final do candidato está prevista para ser divulgada em janeiro de 2020. A data exata, no entanto, ainda não foi definida pelo Inep. A disponibilização da vista pedagógica da redação está prevista para março.
Reaplicação da prova
Caso o candidato avalie que tenha sido prejudicado durante a aplicação da prova, ele poderá recorrer ao Inep e relatar sua justificativa por meio de um canal aberto pelo órgão na última segunda (11). O canal também visa atender demandas de ocorrências por problemas logísticos, relatadas por participantes do exame. A solicitação de reaplicação deverá ser feita diretamente na página do participante, no site do Enem. Os pedidos poderão ser registrados até a próxima segunda-feira (18). Os resultados das solicitações serão publicados no dia 27 de novembro. A reaplicação para os participantes que tiverem o pedido deferido ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação não significa direito à reaplicação. Os casos serão analisados individualmente pelo Inep.
São considerados problemas logísticos casos excepcionais, como desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame, devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica, estrutura imprópria do local de prova ou erro de execução de procedimento de aplicação que cause comprovado prejuízo ao participante.