Juiz de Fora pode perder dois dos quartéis militares atualmente instalados na cidade. De acordo com a 4ª Região Militar (4ª RM), o Exército avalia a possibilidade de transferência do 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha e do 4º Depósito de Suprimento para o município de Pouso Alegre, no Sul de Minas. Nesta quinta-feira (12), o comandante da 4ª RM, general Jorge Antonio Smicelato, esteve no 14º Grupo de Artilharia de Campanha (14ºGAC), no Sul do estado, para inspeção das áreas patrimoniais da unidade militar. O intuito, de acordo com a 4ª RM, é prosseguir no estudo de viabilidade da implementação do Complexo Logístico de Pouso Alegre (CLPA). Apesar da possibilidade, ainda não há prazos definidos para eventual decisão.
Conforme a seção de Comunicação Social da 4ª Região Militar do Exército, o projeto de transferência das Organizações Militares Logísticas para a Guarnição de Pouso Alegre está em avaliação devido à localização da unidade, analisada pelo Exército como privilegiada no eixo industrial do Sudeste, balizado pela BR-381 (Rodovia Fernão Dias), além de extensa área patrimonial jurisdicionada ao Exército no local. Segundo a 4ª RM, Pouso Alegre tem capacidade de absorção das unidades e apoia a possível transferência. Caso efetivada, a mudança terá um investimento previsto da ordem de R$ 200 milhões.
Além disso, o incremento de efetivo previsto é de mais de mil militares, o que injetará, conforme o Exército, aproximadamente R$ 60 milhões/ano na economia local. O Grupo de Artilharia de Campanha tem mais de cem anos e está localizado em Pouso Alegre, município distante cerca de 340 quilômetro de Juiz de Fora. A estimativa populacional da cidade é de 152.549 habitantes.