A partir desta quinta-feira (13), o Pronto Atendimento Infantil (PAI) de Juiz de Fora passa a funcionar em um prédio anexo ao Hospital Maternidade Therezinha de Jesus (HMTJ), no Bairro São Mateus, região Sul. A transferência de localidade acontece após o registro de inconformidades no espaço anterior, na Avenida dos Andradas, e uma série de reclamações da população, que levaram à intervenção do Ministério Público. Durante a inauguração, a prefeita Margarida Salomão (PT) esteve presente e apresentou para a população os diferenciais do novo espaço, que vai ter atendimento 24 horas e uma estrutura mais adequada para os atendimentos de emergência deste público.
Durante o evento, a prefeita afirmou que a transferência para o HMTJ acontece após uma série de incidentes “decorrentes da falta de propriedade do equipamento que então existia”. Ela ressalta que, quando foi instalado, o antigo PAI dava “alguma resposta” às necessidades do município, mas com o passar do tempo não estava conseguindo atender a demanda da cidade e da região, inclusive por Juiz de Fora ser um polo de saúde para outros municípios menores próximos. “Ao conhecer essas instalações, as pessoas ficaram confiantes de que as crianças de Juiz de Fora e da região terão o melhor atendimento possível. Isso certamente é um compromisso, e, para nós, é uma satisfação de metas que enunciamos no nosso projeto de governo”, afirmou.
Em entrevista à Tribuna, ela explicou que a diferença entre os espaços engloba uma série de aspectos. “A diferença está na sala de acolhimento, na de encaminhamento e nos leitos que vamos ter tanto de atendimento emergencial quanto os que são para crianças que necessitam de cuidados mas estão mais estáveis”, explicou a prefeita. Além disso, a chefe do Executivo municipal também ressaltou que, no novo local, é possível ter retaguarda hospitalar para fazer a transferência das crianças que chegavam ao PAI e precisavam de um atendimento de maior complexidade. O mesmo afirmou o secretário de Saúde Ivan Chebli, que destacou que a mudança melhora o atendimento às urgências e emergências pediátricas na região, funcionando também com leitos de retaguarda, clínicos, cirúrgicos e de UTI, para trazer uma atenção à saúde integral.
O secretário de Saúde também afirmou que o atual espaço é “o maior pronto atendimento infantil da Zona da Mata, da região Sudeste de Minas Gerais”, e que vai atender os que necessitam de um atendimento qualificado na área de pediatria. “Nós temos uma equipe de profissionais fantásticos, de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que trabalharam durante 20 anos fazendo um excelente serviço para a população, mas como todos sabem, em condições inadequadas”, diz. Para que a situação se transformasse, ele destaca a iniciativa do próprio Ministério Público, que exigiu que a administração pública corrigisse as inconformidades verificadas em inspeções e auditorias. Na administração de Margarida, foi feito um acordo para que o problema fosse corrigido.
União entre o Poder Público e a iniciativa privada
A parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada, através do HMTJ, é destacada pelo diretor presidente do espaço, Marco Antônio Guimarães de Almeida, como importante para que essa mudança acontecesse. O processo de escolha do hospital aconteceu através de uma chamada pública, para credenciar o equipamento que tivesse disposição e condições técnicas para dar conta da demanda. “É uma nova estrutura, voltada para o atendimento humanizado e qualidade. Sabemos dos desafios que temos que enfrentar devido ao período pós-Covid-19, que acarretou no crescimento do número de atendimentos do público infantil”, explica. O diretor destaca, ainda, que a importância disso acontece justamente pois “cuidar da saúde das crianças é cuidar da saúde do nosso futuro”.
Além do espaço anterior apresentar inconformidades, nas últimas semanas também foi vítima de vandalismo e teve parte da estrutura afetada. Ainda de acordo com a PJF, o antigo local do PAI, que começou a ser desocupado no mesmo dia da inauguração, vai ser devolvido ao proprietário, pois já cumpriu sua função.