Barizon adverte que existem pedestres desatentos, imprudentes e aquelas pessoas que sempre acham que vai dar tempo quando percebem que o trem já está a caminho. “Numa situação dessa, é de suma importância que o transeunte pare e espere e jamais corra na frente do trem. Ele pode conseguir? Até pode, mas também pode cair, se machucar e ser atropelado, correndo o risco de morrer”, ressalta o especialista. Outra situação é aquela na qual as pessoas caminham falando ao celular ou olhando mensagens. “Esse aparelho tira totalmente a atenção da pessoa e, então, ao aproximar-se de uma passagem de nível, o celular deve ser evitado”, aconselha.
O especialista também pontua que o trem é uma composição muito grande e demora para parar. “O maquinista quando identifica o perigo, imediatamente aciona o freio, mas devido ao peso dos vagões e ao tamanho da composição, depois de frear, os vagões vêm empurrando as composições e é necessário tempo para parar”, explica.
Barizon lembra que a atenção deve ser total em todos os locais onde houver passagem nível e destaca que as passarelas devem ser utilizadas para evitar atravessar a linha nos trechos em que elas existirem.