Atualizado às 20h02
O Centro Cirúrgico do Hospital de Pronto Socorro (HPS) foi reaberto pelas vigilâncias sanitárias municipal e estadual na noite desta sexta-feira (13). O prazo para que a unidade se adequasse às solicitações dos órgãos era até domingo (15). No entanto, segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a liberação aconteceu em menor tempo porque a Administração empenhou “todos os esforços para a solução dos pontos indicados. A Prefeitura entende a importância do HPS como unidade de referência de urgência e emergência para Juiz de Fora e região”, informa a nota.
O Centro Cirúrgico, Central de Materiais Esterilizados (CME) e o setor de internação do hospital foram interditados pelas vigilâncias sanitárias no último dia 6, após visita do promotor de Defesa da Saúde, Rodrigo Barros. Foi constatado que o hospital estava desabastecido de medicamentos e insumos, com infraestrutura precária e condições higiênico-sanitárias insatisfatórias. A vistoria foi agendada após denúncia dos próprios médicos e enfermeiros do hospital, que enviaram ao Ministério Público (MP) um dossiê contendo relatos e provas dos problemas mencionados.
Ainda na tarde do dia 6, o setor de internação voltou a funcionar. A Central de Materiais Esterilizados (CME) começou a ser validada pela Vigilância Sanitária do município na última terça-feira. E ontem, o Centro Cirúrgico foi liberado.