
Lojas atingidas permaneceram interditadas ontem
O laudo técnico da perícia que vai apontar as causas do incêndio em duas lojas da Galeria do Garden Shopping, no Calçadão da Halfeld, só deve ser divulgado após análise completa do local. Peritos estiveram nesta terça-feira (12) na área, mas devem retornar nesta quarta. Entre o final da noite de segunda e o início da madrugada de terça, uma intensa fumaça escura tomou conta do Calçadão, quando o Corpo de Bombeiros foi acionado, precisando de 40 minutos para controlar as chamas. No local, foram destruídas a lanchonete Suco Pop’s e a loja de celulares Meios e Metas, autorizada da Vivo.
Após duas análises no local, a perícia da Polícia Civil informou que o fogo teria começado na lanchonete e se alastrado para a loja de celulares. Ao lado dos estabelecimentos afetados, a casa lotérica Campeão da Rua Halfeld também sentiu reflexos das chamas e ficou coberta por fuligem e sujeira. A Defesa Civil descartou a possibilidade de danos estruturais na edificação. Não houve feridos.
Segundo os bombeiros, cerca de 20 mil litros de água foram necessários para controlar o incêndio e realizar o rescaldo. "Tivemos que pegar água de outro prédio, pois o hidrante interno da loja não funcionou, e isso será constado no relatório de ocorrência", disse o major do Corpo de Bombeiros Alexandre Casarim. Na tarde desta terça, o síndico do condomínio, Sandro Abritta, afirmou que aguardava a presença do seguro para abertura de parte da galeria. De acordo com o perito criminal Sérgio Bellas, a loja de celulares e a lotérica foram liberadas durante a tarde para avaliação dos proprietários. "A lanchonete permanecerá interditada até avaliação posterior." A Secretaria de Atividades Urbanas informou que os estabelecimentos atingidos estavam com alvará de localização válido.
O odor da fumaça levou o Sindicato dos Bancários a realizar ação preventiva na região, interditando duas agências do Banco do Brasil, na Halfeld e Marechal Deodoro. Cerca de 200 funcionários trabalham no local. Outros comércios do entorno funcionaram normalmente.
Edificações notificadas
Segundo o assessor de comunicação do Corpo de Bombeiros, capitão Marcos Santiago, a região central é alvo constante de vistorias, devido à concentração de estabelecimentos comerciais e edificações antigas. "Este tipo de imóvel carece de maior atenção, principalmente pela estrutura e pelas instalações elétricas. Estamos programando atividades de intervenção na área nos próximos dias."
Conforme o comandante da Companhia de Prevenção do Corpo de Bombeiros, capitão Leonardo Nunes, no dia 22 de fevereiro, foram emitidas 18 notificações em edifícios da Rua Floriano Peixoto, entre a Rua Santo Antônio e a Avenida Francisco Bernardino. A região é lembrada por causa de um dos maiores incêndios da história da cidade, ocorrido em outubro de 2011, quando oito estabelecimentos foram atingidos. Segundo Santiago, desde janeiro, foram registradas seis ocorrências de incêndio em áreas comerciais. No mesmo período do ano passado, a corporação atendeu a nove chamados desta natureza.

