A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) divulgou como será o funcionamento dos serviços públicos municipais durante o período de carnaval. O principal impacto para a população será na saúde, com a suspensão do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e no transporte coletivo, já que não haverá tarifa gratuita durante o ponto facultativo. Em Juiz de Fora, a passagem não é cobrada aos domingos e feriados nacionais, mas o carnaval não é feriado nacional. Assim, a tarifa será cobrada normalmente, exceto no domingo (15), quando a gratuidade está mantida.
Na limpeza urbana, o Demlurb manterá a coleta de lixo domiciliar e seletiva no sábado (14), na segunda-feira (16) e na quarta-feira (18), com serviços normalizados. No domingo (15) e na terça-feira (17), não haverá coleta na cidade. Os ecopontos funcionarão em horário normal na segunda (16) e na quarta (18) e ficarão fechados na terça (17). O departamento também manterá equipes de plantão diariamente para atuação emergencial, caso haja necessidade em função de chuvas.
O abastecimento de água e os serviços de esgoto da Cesama serão atendidos em regime de plantão entre sábado (14) e quarta-feira (18), com solicitações pelos telefones 115 e 0800 115 3232. Já a Defesa Civil de Juiz de Fora seguirá com atendimento 24 horas todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, pelo telefone 199.
No trânsito, os Agentes de Transporte e Trânsito de Juiz de Fora atuarão no monitoramento e na fiscalização viária em toda a cidade, com efetivo reforçado para apoio aos eventos de carnaval. As equipes podem ser acionadas pelo telefone (32) 2104-7400. No transporte coletivo, a programação dos ônibus será de horários de sábado no dia 14; horários de domingo no dia 15, com gratuidade; horários de sábado na segunda (16); horários de domingo na terça (17); e horários de dias úteis na quarta-feira (18).
Assistência social
Na assistência social, a Casa da Mulher de Juiz de Fora terá plantão entre sexta-feira (13) e terça-feira (17), das 13h às 19h, e ficará fechada na quarta-feira (18). Os Conselhos Tutelares funcionam em plantão pelos telefones: Norte/nordeste (98429-4740), Norte (98506-2939), Centro/sudeste (98838-3193), Sul/Oeste (98431-4793) e Leste (98463-0980), com retorno do atendimento normal na quinta-feira (19).
Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social, os Centros de Referência em Assistência Social e o Centro Pop estarão fechados, retomando o funcionamento na quinta (19), enquanto Casas de Acolhimento, Casas de Passagem, Nupop e Abordagem Social seguirão normalmente. Nos Restaurantes Populares, entre 14 e 18 de fevereiro, o atendimento será exclusivo ao público da Assistência Social, com retomada do atendimento normal também na quinta-feira (19).
A Guarda Municipal de Juiz de Fora manterá rotina normal de serviço durante todo o período, com funcionamento 24 horas do Centro de Monitoramento e Operações e atendimento pelo telefone 153. As equipes motorizadas farão rondas preventivas em espaços e equipamentos públicos, como parques e praças, incluindo o Mercado Municipal e o Terminal Rodoviário Miguel Mansur.
Serviços de urgência e emergência funcionarão 24 horas
Na saúde, permanecem em funcionamento 24 horas os serviços de urgência e emergência das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), do Pronto Atendimento Nordeste, do Pronto Atendimento Infantil (PAI), da Regional Leste, do Hospital de Pronto Socorro (HPS) Dr. Mozart Teixeira e da Central de Regulação de Vagas Hospitalares.
Os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e o CAPS Casa Viva também seguirão 24 horas durante todo o período. As UBS paralisam as atividades ao final do turno de sábado (14) e retornam na quinta-feira (19). Outros serviços terão interrupção ao final do turno de sexta-feira (13) e retomada na quinta (19), como CAPSi, CAPS Leste, CASM, Centro de Convivência Recriar, Centro de Especialidades Norte, Centros de Especialidades Odontológicas, Farmácia Central, PAM Marechal, além de setores ligados a demandas especiais, saúde mental, saúde da mulher, gestante, criança e adolescente e atenção à saúde do idoso.
Espaços culturais
Entre parques e museus, o Parque Municipal de Juiz de Fora funciona de sábado a terça-feira, das 8h às 17h, com entrada permitida até 16h, e fecha na quarta-feira (18). O Parque da Lajinha abre de sábado (14) a terça (17), das 8h às 17h, com última entrada às 16h30, e também fecha na quarta (18). O Museu Mariano Procópio e o jardim histórico estarão abertos de sexta (13) a domingo (15), com prédios das 9h às 16h e parque das 8h às 17h, e não haverá expediente entre 16 e 18, com retorno na quinta (19).
O Museu Ferroviário de Juiz de Fora ficará fechado de 14 a 18, assim como o Teatro Paschoal Carlos Magno. O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas estará fechado de 14 a 18, salvo atividades programadas, e será disponibilizado como apoio à equipe da Funalfa. O MC AICE ficará fechado de 14 a 18, com uso do anfiteatro na terça-feira (17) para a apuração dos desfiles das escolas de samba. Dnar Rocha também fecha de 14 a 18. O CenPre – Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região funcionará apenas no sábado (14), das 9h às 15h. A Praça CEU terá a secretaria fechada de sábado até quarta, com retorno na quinta (19), e o espaço permanecerá fechado entre segunda (16) e quarta (18).
Nos serviços administrativos, o Procon não terá funcionamento durante o feriado e as unidades do DIGA também não funcionarão. As ouvidorias municipais não funcionarão de 16 a 18 de fevereiro e, nesse período, os cidadãos poderão registrar manifestações e Pedidos de Acesso à Informação por meio do site da prefeitura.

