Ícone do site Tribuna de Minas

Carnaval em Juiz de Fora altera pontos de ônibus e concentra embarques em avenidas centrais

Mudanças em horários de ônibus alteram 13 linhas do transporte coletivo

Foto: Leonardo Costa

PUBLICIDADE

O transporte coletivo no centro de Juiz de Fora terá mudanças durante o carnaval 2026 por conta dos desfiles e eventos do Circuito Júlio Guedes – Roza Cabinda/Praça da Estação e de interdições em vias adjacentes. A Via JF, responsável pelo transporte coletivo da cidade, informou que haverá alterações de itinerários e suspensão temporária de pontos de embarque e desembarque, com maior impacto no sábado (14), no domingo (15) e na terça-feira (17), quando estão previstas interdições a partir das 16h em trechos centrais, especialmente na Avenida Francisco Bernardino e no entorno da Praça da Estação.

A desativação de pontos ocorre enquanto durar a interdição da Avenida Francisco Bernardino, no trecho entre a Rua Benjamin Constant e a Travessa Dr. Prisco. Nesse período, passageiros devem utilizar pontos alternativos em avenidas do centro, como Presidente Itamar Franco, Barão do Rio Branco e Getúlio Vargas. Durante os desvios, os motoristas estão autorizados a realizar embarque e desembarque em todos os pontos existentes ao longo dos trajetos alternativos. Também foi autorizada, de forma excepcional, parada para embarque e desembarque na Praça Deputado Clodesmidt Riani.

PUBLICIDADE

Pontos temporariamente desativados

Durante a interdição do circuito carnavalesco, ficam suspensos, de forma temporária, os seguintes pontos no Centro:

* Praça da República (linhas do prefixo 300)
* Rua Pinto de Moura (linhas do prefixo 300)
* Rua da Bahia (linhas do prefixo 300)
* Travessa Dr. Prisco (linhas 600 e 700)
* Praça da Estação (linhas 100, 300, 400 e 500)
* Rua São Sebastião (linhas do prefixo 300)
* Rua Ângelo Falci (linhas do prefixo 400)

Onde embarcar e desembarcar durante os desvios

Com a suspensão temporária de pontos no entorno da Praça da Estação, a orientação é que usuários procurem embarque e desembarque em locais alternativos nas principais avenidas centrais.

PUBLICIDADE

Alternativas para quem utilizava a Praça da Estação

* Linhas 100: Avenida Presidente Itamar Franco (Procon) e Avenida Barão do Rio Branco
* Linhas 300 e 400: Avenida Presidente Itamar Franco (Procon), Avenida Barão do Rio Branco e Avenida Getúlio Vargas
* Linhas 500: Avenida Barão do Rio Branco e Avenida Getúlio Vargas

PUBLICIDADE

Alternativas para a Travessa Dr. Prisco

* Linhas 100 e 600: Avenida Presidente Itamar Franco (Procon) e Avenida Barão do Rio Branco
* Linhas 700: Avenida Getúlio Vargas, Avenida Presidente Itamar Franco e Avenida Barão do Rio Branco

Avenida Francisco Bernardino (próxima à Rua São Sebastião)

PUBLICIDADE

Com o bloqueio do trecho, as linhas 100, 500, 600 e 700 passam a utilizar como referência, para embarque e desembarque, os pontos existentes na Avenida Presidente Itamar Franco, Avenida Barão do Rio Branco e Avenida Getúlio Vargas, conforme o trajeto alternativo de cada linha.

Linhas impactadas e vias usadas nos desvios

A operação especial atinge linhas dos prefixos 100, 300, 400, 500, 600 e 700, com alterações em itinerários que conectam bairros ao Centro. Entre as vias com mudanças estão as avenidas Getúlio Vargas, Presidente Itamar Franco, Barão do Rio Branco e Brasil (margens direita e esquerda). A SMU informa ainda que pode haver alterações pontuais em eventos específicos, como os blocos Ao 1Golo, Gama Folia, Afoxé Filhos de Oyá, Luxarte, Xicleteiros e Unidos da Zona Sul, com impactos localizados em bairros e acessos ao Centro.

PUBLICIDADE

Orientação aos passageiros

A recomendação é sair de casa com antecedência, verificar previamente o novo ponto de embarque, observar a sinalização provisória e as orientações da fiscalização, além de considerar que o tempo de viagem pode ser maior nos horários dos eventos. Após a liberação das vias, as linhas retornam gradativamente aos itinerários e pontos habituais.

Banda Daki amplia interdições e concentra a maior operação de desvios

Além das mudanças já previstas para os eventos no Centro, a realização da Banda Daki no sábado (14), a partir das 9h, amplia as interdições e provoca a maior operação especial de desvios no transporte coletivo durante o carnaval 2026. Por determinação da SMU, dezenas de linhas terão itinerários alterados por causa de bloqueios em eixos viários centrais.

Principais interdições relacionadas à Banda Daki

* Avenida Barão do Rio Branco: interdição total no sentido Manoel Honório/Bom Pastor, entre as ruas Barão de Cataguases e Rei Alberto
* Avenida Barão do Rio Branco: interdição total no sentido Bom Pastor/Manoel Honório, entre a Avenida Presidente Itamar Franco e a Rua Benjamin Constant
* Passarela do Samba, na Avenida Brasil: interdição total entre as avenidas Rui Barbosa e Barão do Rio Branco

Com as restrições, parte dos corredores estruturais do transporte coletivo deixa de operar normalmente por boa parte do dia. A orientação é que os passageiros utilizem pontos alternativos concentrados, principalmente, em três eixos: Avenida Presidente Getúlio Vargas (entre as ruas Marechal Deodoro e Halfeld), Avenida Presidente Itamar Franco (com destaque para pontos próximos ao Procon e à Stella Matutina) e Avenida Brasil (margem esquerda), usada especialmente por linhas que retornam ao Centro via Viaduto Hélio Fadel. Em vários casos, a Praça da Estação permanece como referência de parada provisória para linhas que trafegam pelo entorno.

Linhas mais impactadas na operação da Banda Daki

As mudanças atingem praticamente todos os prefixos. Entre os ajustes informados, estão:

Prefixo 100

As linhas 100, 104, 106, 108 e 113 a 145 operam por Barão do Rio Branco, Roberto de Barros, Jarbas de Lery Santos, Getúlio Vargas, Presidente Itamar Franco, Santo Antônio e Rei Alberto. Os embarques se concentram na Avenida Getúlio Vargas e na Avenida Presidente Itamar Franco (Procon).

As linhas 101, 102, 103, 105, 107, 109, 110, 116, 150 e 155 passam a utilizar Barão do Rio Branco (pista central), Roberto de Barros, Jarbas de Lery, Getúlio Vargas (ponto final provisório), Travessa Dr. Prisco, Francisco Bernardino, Viaduto Hélio Fadel e Avenida Brasil (margem esquerda). Os embarques se concentram na Avenida Getúlio Vargas, Praça da Estação e Avenida Brasil.

Prefixo 200

As linhas 201 a 210, 211, 213, 215, 216, 218, 220, 226 e 299 passam a utilizar a Getúlio Vargas como eixo central, com retorno pela Francisco Bernardino e Avenida Brasil.

Prefixos 300 e 400

Inclui a linha 311 e as 402 a 406, que utilizam Barão do Rio Branco, Roberto de Barros, Jarbas de Lery, Getúlio Vargas, Travessa Dr. Prisco, Francisco Bernardino e Avenida Brasil. A linha 311 mantém embarque na Praça da Estação.

Prefixo 500

As linhas 501, 509, 526, 511, 512, 514, 528, 508, 510, 515, 518, 520, 521, 522, 524, 527, 532, 534 e demais conexões com São Mateus e São Pedro passam a circular majoritariamente por Dr. Romualdo, Barão do Rio Branco (pista lateral), Presidente Itamar Franco, Travessa Dr. Prisco, Francisco Bernardino, Getúlio Vargas e Andradas. Os embarques se concentram na Presidente Itamar Franco (Procon e Stella Matutina), Getúlio Vargas e Avenida dos Andradas.

Prefixo 600

As linhas 600 a 618, 620, 626, 636, 640 e 646 mantêm o trajeto Bairro/Centro em muitos casos, mas, no sentido Centro/Bairro, utilizam Getúlio Vargas, Presidente Itamar Franco, Santo Antônio, Paula Lima e Andradas.

Prefixo 700

As linhas 701 a 767 passam a utilizar Coronel Vidal, Mariano Procópio, Antônio Lagrota, Avenida Brasil (margem direita), alça do Viaduto Augusto Franco, Francisco Bernardino, São Sebastião e Getúlio Vargas (ponto final provisório). Os embarques se concentram na Avenida Brasil, Avenida Getúlio Vargas e Travessa Dr. Prisco.

Com a interdição da Barão do Rio Branco e da Passarela do Samba na Avenida Brasil, a SMU informa que pontos da Rio Branco (pista central) ficam suspensos no trecho bloqueado, parte dos embarques da Avenida Brasil é deslocada para a margem esquerda e o fluxo de passageiros se concentra, sobretudo, na Getúlio Vargas e na Presidente Itamar Franco. A Travessa Dr. Prisco passa a ser um eixo de redistribuição das linhas.

A recomendação aos usuários é verificar previamente o novo ponto de embarque, antecipar o deslocamento, especialmente pela manhã, observar a sinalização provisória e considerar possível aumento no tempo de viagem. Após o encerramento da Banda Daki e a liberação das vias, as linhas retomam gradativamente os itinerários regulares.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

 

Sair da versão mobile