O medico anestesiologista Hugo Borges, presidente da Unimed Juiz de Fora, morreu neste sábado (13) aos 70 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed, desde o dia 1º, onde tratava complicações causadas pela Covid-19. Hugo deixa três filhas: Débora, Thaís e Ingrid. O sepultamento será reservado à família.
Natural de Visconde do Rio Branco, Hugo mudou-se para Juiz de Fora com a família ainda na infância. Ele era presidente da Unimed Juiz de Fora desde 2000. Conforme nota de falecimento da Unimed, “Hugo Borges deixa uma das maiores contribuições à medicina e à saúde em Minas Gerais e ao sistema Unimed do Brasil. Como todo mineiro, ele sempre carregou o ideal de liberdade e transformação social”.
Trajetória
Hugo formou-se na UFJF aos 23 anos, em 1973, sendo se transformado, posteriormente, em professor adjunto da instituição. “Em 1996, priorizou sua trajetória como defensor do cooperativismo médico, em busca de um modelo socioeconômico capaz de unir desenvolvimento econômico e bem-estar social, com equilíbrio e justiça”, diz a nota de falecimento da Unimed.
A Unimed Juiz de Fora destacou que foi durante sua gestão que a empresa se tornou uma das “operadoras de planos de saúde mais fortes e respeitadas do Brasil e uma das 50 instituições de saúde mais bem-sucedidas, sólidas e modelo para o país. Hugo Borges também ocupava cargos estratégicos na Unimed do Brasil e na Central Nacional Unimed e era considerado um dos médicos executivos mais admiráveis e inspiradores”, diz a nota.
Em entrevista à Tribuna, em 2017, Hugo havia dito que seu sonho ao se aposentar era viver em Tiradentes. “Quando eu abrir espaço para gente nova, meu sonho é viver em Tiradentes, ter um bistrozinho bem bacana”, disse na época.
Repercussões
A prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, lamentou a morte de Hugo Borges através de uma publicação no Twitter. Na sua avaliação, “Juiz de Fora perde hoje uma de suas figuras mais relevantes”, destacando o profissional como “empresário progressista, médico exemplar, pai carinhoso.”
Juiz de Fora perde hoje uma de suas figuras mais relevantes.
Morreu o dr. Hugo Borges, presidente da Unimed-JF, empresário progressista, médico exemplar, pai carinhoso.
Mais uma família devastada.
À ela, e a todas as famílias vítimas da covid, nosso abraço e nossos sentimentos.— Margarida Salomão (@JFMargarida) February 13, 2021
Em nota oficial, a Prefeitura de Juiz de Fora manifestou pesar, avaliando Hugo Borges como uma das maiores referências médicas da cidade. “Aos familiares dele, e a todas as famílias vítimas da Covid e das complicações oriundas da doença, nosso abraço e nossos sentimentos.”
O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, Juracy Scheffer, manifestou seu pesar pela morte de Hugo Borges. “Perdemos a convivência e a presença física de um dos mais importantes profissionais de Saúde da história de Juiz de Fora. Seu legado, no entanto, é o fantástico crescimento da Unimed JF, hoje uma das maiores do País. Dr. Hugo Borges cumpriu a missão que lhe tomou boa parte dos últimos anos de vida, concretizada pela construção e funcionamento de um sustentável e moderno hospital. Meus sentimentos à família e a toda diretoria e funcionários da Unimed em nome da Câmara Municipal de Juiz de Fora”.
Suzana Neves, diretora do Grupo Solar, lamentou a morte do médico. “Nossa cidade perde um grande homem visionário. Vai fazer muita falta”. Também diretora do Grupo Solar, Márcia Neves, comentou sobre a perda. “Um grande homem que fez de Juiz de Fora uma referência em planos de saúde”.